Textos

O homem preto também ama

Na última semana uma declaração da jornalista Glória Maria virou assunto de muitas conversas, principalmente entre nos pretos e pretas, na ocasião, uma entrevista ao Roda Viva, Glória disse que o homem preto não quer a mulher preta, isso levou várias pessoas a discutir, tanto a favor de tal fala, como contra ela, mas aqui, pretendo mostrar que talvez não seja bem assim a questão amorosa entre pretos e pretas.

Anúncios

Primeiro que essa declaração levanta a questão da solidão da mulher negra, pois a fala parte de uma mulher negra que vive essa realidade da solidão afetiva, no entanto, a questão de dizer que o homem negro não quer a mulher negra não pode ser tratado como uma verdade absoluta, eu sou um homem preto e priorizo ter relações com mulheres pretas.

Porem, isso foi algo que tive que aprender pois assim como maioria das pessoas pretas, convivi por muito tempo com um certo “desgosto” por ser negro e não estar dentro do padrão que os brancos criaram, isso acaba fazendo nos repetir os comportamentos e até nas relações, nos acabamos buscando um parceiro branco para ter esse relacionamento “ideal”.

Recentemente a escritora Djamila Ribeiro foi questionada sobre ter um relacionamento com um homem branco, sua resposta ficou marcada pela pelo “amor preto eu faço pela comunidade”. Isso me pegou pois mostrou que ela nos vê dentro de uma “comunidade”, porém o que ela faz de tão amoroso nessa comunidade? Estar entre os pretos e conviver e dividir vivência pode ser considerado tão amoroso assim ou e algo natural de pessoas com vários pontos em comum?

Fato é que as pessoas se amam e aquela frase do “amor não tem cor” e algo que pode até ser real até certo ponto, porque antes do amor romântico, as pessoas pretas passam pela demonização de seus corpos, origens, crenças e características físicas como o cabelo e o tamanho dos lábios e nariz, pela sexualização destes mesmos corpos e quando tem um relacionamento acabam em alguns casos tendo as relações as “escondidas”, principalmente as mulheres pretas. Uma pessoa branca não passa por tudo isso pois ela sabe que naquela sociedade ela e vista como alguém para se construir uma família.

Glória, nos homem pretos amamos e sim, amamos mulheres negras e queremos ficar, casar e ter filhos com mulheres negras. Falo isso por muitos.

Anúncios

Falo principalmente por casais pretos que não são poucos, desde Beyoncé e Jay-Z até Mano Brown e Eliane Dias, Ludmilla e Brunna Gonçalves, devemos exaltar esse amor entre os nossos.

E mesmo vendo inúmeras mulheres negras assumirem e se casarem com homens brancos, um exemplo recente como Jojo Toddynho, isso não pode ser colocado para todas. Assim como ver um homem preto assumir uma mulher branca, outro exemplo recente, o bailarino e ex-BBB Luciano, que inclusive e filho de uma relação interracial.

Além de acabar remetendo aquela questão de que o homem negro só assume mulher branca, esse fato não e unânime em nenhum dos lados, seja do homem, da mulher ou das relações homo afetivas.

E onde fica a solução disso, simples, olhar para nós mesmos e se valorizar cada dia mais, o amor é ação, é prática. Homens e mulheres pretas ficam entre si e se amam também, aos que tem parceiros brancos ou de outra origem, se amem, aos que buscam seu amor, continuem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: