Matérias

Solidão do Homem Negro

Vamos falar sobre este assunto que precisa ser mais discutido.

Muitos de nós vemos a discussão da mulher preta ser falada e discutida quando entramos no campo de relacionamento do povo negro, mas não falamos do que o homem negro passa.

Bom antes de tudo quero deixar bem claro que isso não e uma comparação com o assunto solidão da mulher negra, mas sim uma reflexão sobre o outro lado.

Nosso Brasil de alguns anos pra cá as discussões de cunho racial tomaram uma proporção grande e isso veio acompanhada de vários temas que são pertinentes na comunidade negra, a solidão da mulher negra e a palmitagem são dois temas que quando são falados geram grandes debates e trazem muitas opiniões diferentes, mas pouco vejo falar da solidão do homem negro. Esse assunto passa pelos mesmos campos que a solidão da mulher negra e por incrível que pareça para muitos e algo que existe e está ligado diretamente a palmitagem, não como motivo mas sim como uma consequência dela.

Não e novidade para ninguém que homens pretos não são vistos como belos, e isso é uma realidade ainda pois quando falo em um negro bonito pensam em um negro forte e de porte físico atlético, traços finos com o cabelo raspado de corte degrade, isso não e uma realidade para todos os negros, essa também não e a opinião universal mas e o que e vendido como um preto bonito, como o preto desejado, e a partir daí começa a grande questão da solidão do homem negro, se ele não e dessa forma ele não se vê em um relacionamento com uma mulher ou homem, porque isso também se reflete no campo LGBT, o estereótipo do homem negro ele também entra até no campo do machismo, que o negro tem que ser forte e musculoso, que ele tem o seu órgão genital grande e por isso deve ser respeitado no meio da rapaziada, tenho certeza que quase todo homem negro já teve que lhe dar com uma piada do tipo em algum momento da sua vida, a hiper sexualização para muitos ajuda o preto a ter relacionamentos, mas na verdade isso não acontece, porque quando você pensa em um homem para namorar a primeira coisa que vai pensar e em namorar uma pessoa que seja decente, verdadeira e que seja reciproca naquilo que sinta por você, pensar na genital e algo que vem bem depois disso.

Além dessa questão se vermos os negros que tem destaque na mídia, maioria deles estão na música ou são esportistas, eles não são modelos ou galãs de novela ou os atores do papel principal de filmes românticos, para muitos isso não e nada demais, mas isso é muito mas muito importante para a alto-estima.

Recentemente tivemos o filme Pantera Negra (Black Panther) na Marvel Studios e um dos atores do filme Michael B. Jordan teve grande destaque pelo seu personagem Killmonger, que era o vilão do filme, seu personagem foi esplendido mas os comentários sobre sua beleza física foram o que mais repercutiu referente a seu personagem, isso não é ruim de forma nenhuma mas porque não falamos mais da construção do personagem e de sua ideologia? Vale ressaltar também que o filme tem 90% do seu elenco de pessoas negras mas ainda fica ai a pergunta para nos refletirmos.

black-panther-killmonger
Michael B. Jordan como Killmonger em Black Panther

No campo afetivo e social isso não e uma realidade tão discutida, mas sabemos que ainda temos fatores socioeconômicos que mostram que o homem negro ainda sofre bastante, são os que menos estudam, os que são mais presos e maioria na população carceraria do pais, são também os que mais morrem na juventude de maneira violenta.

A falta de representatividade, os esteriótipos, a violência policial e vários outros fatores também contribuem para a solidão do homem negro, para muitos que vão dizer que isso e mimimi, peço que antes de julgar, reflita sobre tudo que foi dito, e lembre-se, este assunto e uma questão para ser trabalhada entre pessoas negras, entre homens e mulheres pretas, apenas, o assunto atingi exclusivamente ao nosso povo, assim como a solidão da mulher negra precisa ser discutida e trabalhada de forma ativa entre homens negros e mulheres negras.

Precisamos também  entender que a solidão da mulher e do homem negro está diretamente relacionada a nossa valorização enquanto povo, ambos temas terão que ser discutidos e abordados em muitas rodas de conversa durante muito tempo, até que não seja mais uma realidade para nos.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: