Novidades

Prefeitura traz cultura da periferia para dentro do Theatro Municipal no Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Espetáculo “Samba das Moças” traz representatividade e protagonismo negro ao Theatro Municipal; data também é celebrada com programação em toda a cidade.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, traz o samba da periferia e as vozes das mulheres negras para o palco do Theatro Municipal. O espetáculo inédito “Samba das Moças”,  em comemoração ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, simboliza uma nova ocupação da mais emblemática casa de ópera da cidade, com mais diversidade de gênero e raça, agora com o protagonismo de artistas negras em um espaço historicamente branco. É a primeira vez que Grazzi Brasil, Gabby Moura e Bruna de Paula, cantoras negras da nova geração, sobem ao palco do Theatro, em show que acontece na segunda-feira, 25 de julho, às 20h. Os equipamentos culturais descentralizados também recebem uma vasta programação em homenagem à data.

Anúncios

“O Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha representa a força e potência das mulheres negras. Por isso, fizemos questão de celebrá-la com uma programação de artistas pretas, em um espaço emblemático como o Theatro Municipal, trazendo artistas que nunca haviam sequer pisado na casa para assistir a um espetáculo e agora assumem o protagonismo do palco”, afirma a Secretária de Cultura Aline Torres. “Também vamos levar programação para todos os cantos da cidade, fazendo uma grande festa em celebração à mulher negra, latina e caribenha.”

Antecedendo à apresentação do Samba das Moças, a abertura do evento acontece no Hall do espaço, às 19h, com uma apresentação da Comunidade Jongo Dito Ribeiro. O Jongo é dança brasileira considerada a mãe do samba, praticada ao som de tambores. A performance é realizada por 11 integrantes, incluindo cantores, dançarinos e músicos com tambus (instrumento de percussão). 

Logo após, dá-se início ao espetáculo musical, um tributo a Ivone Lara, Clara Nunes e Alcione, grandes sambistas da música nacional Dividido em quatro blocos (Samba Ancestral, Samba Político, Samba Amoroso e Samba é Sonho), o show é permeado por poemas da escritora Conceição Evaristo. A direção geral é de Iléa Ferraz e Jô Santana.

O Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha foi instituído em 1992, no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Americana, que tinha como objetivo dar visibilidade à luta das mulheres negras contra o racismo, exploração, machismo e misoginia. A data se tornou um marco da resistência de mulheres negras – aqui no Brasil, homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola.

A programação também chega a espaços culturais descentralizados. Destaque para show de Tasha e Tracie, que se apresentam na Casa de Cultura Hip Hop Leste em 24/07, às 19h, e Amanda Negrasim no Centro Cultural Olido em 23/07, às 19h. Karol de Souza e Kris SNJ também integram as apresentações realizadas na Olido. 

Anúncios

Nas Casas de Cultura Hip Hop Sul e Cidade Ademar, a 4ª Edição do Festival Tereza de Benguela Mulheres Negras Latino-americana e Caribenha e Dia das Mulheres Africanas traz um bate-papo sobre um trançado periférico e discute as realidades socioeconômicas e o movimento negro, além de realizar shows musicais e workshops culturais com artistas mulheres negras das periferias de São Paulo.

Já no Centro Cultural da Juventude, o evento Feminagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latina-Americana e Caribenha ocupa o espaço com diversas atividades: feira de artesanato, arte, moda autoral, gastronomia, palestra, intervenção circense, discotecagem e apresentações musicais, como DJ K-Mina, Paula Lima e Grazzi Brasil. Ao longo do dia, empreendedoras mostram como, por meio do trabalho, os fomentos auxiliam na redução da pobreza, a partir da geração de renda e uma economia solidária com inovação criativa. As intervenções acontecem em 30/07, a partir das 11h.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: