Novidades

Com viés artivista NeggataPod é liderado por cientista social e criadora de conteúdo

Contemplada pelo Youtube Black Voices, Neggata aposta em projeto de entrevistas com personalidades e artistas majoritariamente negros.

A Cientista Social e criadora de conteúdo, conhecida nas redes sociais, como Neggata vai lançar o ‘NeggataPod’, um videocast de entretenimento e cultura. A estreia da primeira temporada aconteceu no dia 23 de novembro, às 19h30, no Youtube, e vai até o dia 21 de dezembro. Além do videocast, a versão somente em áudio também está disponível nas principais plataformas de streaming. Durante o podcast, a influenciadora recebe além de outros criadores de conteúdo, também artistas de diversos segmentos, de poetas a fotógrafos, como Mel Duarte e Roger Cipó, entre outros convidados de peso. No programa de estreia, o papo foi regado à muita conversa sobre cultura, e teve até declamação de poesias com o trio Bia Ferreira, cantora, compositora e multi-instrumentista; Lorrane Caroline, estudante de Direito, irmã e social media de Neggata; e Jonathan Ferr, pianista e compositor. 

Neggata Foto: Leandro Godoi
Anúncios

O uso do recurso de imagem nos podcasts, que são naturalmente programas de áudio, têm feito cada vez mais sucesso e conquistado públicos cada vez maiores. Consequentemente, os videocasts também têm atraído o interesse das marcas, que têm aberto diálogo com criadores que trazem desde propostas irreverentes até grandes polêmicas. E essa é a nova aposta de Neggata, que cria conteúdo na internet desde 2014, quando viralizou com o projeto #AhBrancoDaUmTempo, que lhe rendeu até mesmo uma participação no programa “Encontro com Fátima Bernardes”. 

Em 2021, Neggata foi selecionada para o #YoutubeBlackVoices (Vozes Negras), projeto dedicado a destacar e promover o crescimento de criadores e músicos negros no Youtube, e foi a partir do fomento do projeto que, o público vai ter a volta de Neggata, de uma forma nunca vista antes, através do videocast. Entre os artistas também selecionados estiveram MC Carol, Rael, Formada em Ciências Sociais, a criadora de conteúdo acredita que o seu olhar científico vai poder ajudá-la como apresentadora e entrevistadora. Mas o diferencial do projeto é que ela vai utilizar o seu olhar de cientista social no entretenimento, sem deixar de falar sobre assuntos importantes, mas tratando tudo com leveza e apresentando suas subjetividades enquanto pessoa e criadora para quebrar a sua bolha e atingir diferentes públicos.

 “O público vai poder ver uma Neggata mais leve, mais madura, mais potente, mais forte e, pela primeira vez, o meu lado criativo, produtor. A militante que há anos é conhecida no YouTube sempre vai existir, mas também as minhas subjetividades e o meu lado engraçado. E acredito que o videocast é um formato interessante para conseguir transmitir isso através da imagem. As pessoas querem ver quem é que está por trás daquela voz, qual sentimento de verdade ela sentiu na hora que recebeu aquela pergunta e a expressão, o que fica limitado apenas com o áudio”, complementa a cientista social. 

Nath Braga, jornalista e criadora de conteúdo, que acompanha o trabalho de Neggata desde o início, e que também foi uma das selecionadas do #YoutubeBlackVoices (Vozes Negras), faz uma comparação entre a Neggata que todos conheciam e a que vão passar a conhecer através do NeggataPod. “Todas as vezes que ela para pra falar, as pessoas param para ouvir. Eu conheci a Neggata quando ela fazia vlogs mais reativos a pautas do momento. Então, quando virou essa chave em 2019, e eu pude ouvir ela falando sobre a criação de conteúdo, sobre o mercado, sobre as impressões dela e casando isso com a formação em Ciências Sociais, vira quase um TEDx cada comentário que ela faz. Por isso que eu falo que prende as pessoas, chama atenção, e é uma pessoa muito articulada enquanto fala. Então, no videocast, seja ela falando sozinha ou entrevistando alguém, vai ser um lado dela que pouquíssimas pessoas conhecem”, relata a jornalista. 

Episódio de estreia

No episódio de estreia foi escolhido um trio super especial para o bate-papo: Bia Ferreira, cantora, compositora e multi-instrumentista; Lorrane Caroline, irmã e social media de Neggata;e Jonathan Ferr, pianista e compositor. Durante o bate-papo assuntos como música, meritocracia, privilégio branco, cultura do cancelamento, homossexualidade e religião foram comentados por Neggata e seus convidados.

Para Lorrane Caroline, que além de social media, é irmã de Neggata, o podcast reúne tudo que ela mais ama e acredita. “O podcast ao meu ver é um novo jeito de adaptar informação ao dia a dia, otimizando nosso tempo, nosso conhecimento, o Neggatapod é a reunião de tudo que eu acredito: humor, narrativas, informação, inspiração. é muito bom poder estar junto com uma das pessoas que eu mais admiro como influenciadora, a minha irmã”, relata a jovem.

Anúncios

Acreditando muito no potencial de Neggata para disputar com grandes comunicadores do Brasil, um dos primeiros convidados do programa, Jonathan Ferr, aplaudiu a coragem da criadora de conteúdo em propor diálogos que geralmente não são esperados de pessoas pretas. “Eu amei passar pelo NeggataPod! A Neggata, além de uma influenciadora incrível, é uma grande comunicadora, o que é fundamental para uma pessoa que trata de assuntos tão delicados da nossa sociedade como racismo, sexualidade, entre outros. Mas ela também fala sobre moda, música, comportamento e outras coisas, para além do que geralmente esperam de pensadores e influenciadores negros e negras”, comenta Jonathan Ferr.

Convidados ao longo da temporada

Recebendo de dois a três convidados por episódio, Neggata quer propor diálogos com convidados que seu público não está acostumado a ver se relacionando. Buscando uma base ‘artivista’, a criadora de conteúdo vai conversar com pessoas, majoritariamente negras, que são plurais em seus aspectos culturais e religiosos. 

“A ideia do ‘NeggataPod’ é mesclar os dois mundos, trazendo a linha plural, fazendo pessoas famosas estarem ao lado de grandes personalidades  “anônimas”, trocando ideias e compondo assim o mesmo episódio e cenário”, conta Neggata.

Neggata Foto: Leandro Godoi

Para os próximos episódios, o público pode esperar nomes como Roger Cipó, Lu Big Queen, e Mel Duarte, que esteve no segundo episódio e fez questão de levantar a bandeira em defesa à valorização dos poetas e escritores negros brasileiros, além do protagonismo feminino. “Participar do ‘NeggataPod’ foi uma delícia! Tivemos uma troca super leve e levantamos pontos que perpassam os corpos de nós mulheres negras de diversas formas, reconhecendo que apesar das dificuldades permanecemos buscando ferramentas para nos manter firmes”, comentou a poeta Mel Duarte.

Dinâmica dos episódios

O podcast, ainda em fase de construção e estudo, mas já promete formatos irreverentes de quadros e que conversem diretamente com a audiência. O spoiler liberado por Neggata é sobre um dos quadros que vai se chamar “Caixa Preta”, onde a ideia é colocar em uma  recipiente itens e/ou situações que possam provocar no entrevistado sentimentos “esquisitos” e espontâneos.

A primeira temporada com seis episódios terá uma duração média de 50 minutos, que serão transmitidos às terças-feiras pelo YouTube, às 19h30, e vão entrar, via Anchor, nas plataformas: Spotify, Google Podcasts e Deezer.

Anúncios

Para 2022, dentre os planos de Neggata estão a captação de patrocinadores para que a segunda temporada seja uma realidade, assim como o desenvolvimento de novos quadros no programa e fidelização da sua base de audiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: