Musica

Doralyce, uma das principais expoentes do afrofuturismo, lança single e clipe sobre liberdade, emancipação e prazeres femininos

Saborzinho do Verão é a primeira música lançada do disco Dádiva, que faz parte do projeto DASSALU: Da descolonização ao Afrofuturismo.

A ativista, cantora, compositora, atriz e feminista pernambucana Doralyce, uma das principais expoentes do Afrofuturismo nacional, lança nas plataformas digitais o single Saborzinho do verão, junto a clipe produzido em parceria com a Gaiata Produções. Com uma proposta dançante, transitando pelo ritmo do arrocha e do batidão do brega, a canção conecta Pernambuco e Bahia na sonoridade latina e integra o disco Dádiva, e está disponível com oito inéditas e cinco remixes.

Anúncios

O álbum, criado a partir do conceito M.E.L (Movimento de Emancipação e Liberdade), integra o projeto DASSALU: Da descolonização ao Afrofuturismo, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020 e composto, ainda, por um manifesto e um segundo disco, Dassalu.

“O verão traz um aspecto diferente para a vida das pessoas. O clima tem total influência nos desejos, inclusive de estar conectado com o sol”, conta Doralyce sobre a inspiração para Saborzinho do verão, que fala sobre a paixão de verão, sobre o calor, desejos e de como refrescar as altas temperaturas.

Segundo a artista, trata-se de um single sobre liberdade, emancipação feminina, vontades e prazeres, além de mostrar as mulheres como protagonistas de suas histórias. “Ele evidencia a mulher como dona do seu próprio prazer”, afirma. 

Doralyce Foto: Júlia eitosa

Junto ao lançamento do single, Doralyce também disponibiliza o clipe de Saborzinho do Verão, criado pela Gaiata Produções, em uma parceria que reforça a proposta de colocar a mulher em primeiro plano. A produtora é um coletivo de empreendedoras com o intuito de fortalecer e empoderar mulheres, conectando esses valores na maneira de pensar figurinos, cenografias, direção de arte e fotografia.

O projeto

DASSALU é uma filosofia, um ensaio manifesto com tecnologias de sobrevivência e emancipação para pessoas pretas, latinas e LGBTQIA+, com enfoque nas mulheres. Aborda estratégias e ferramentas para modificar a realidade desigual do mundo, incentiva práticas para a manutenção da vida de pessoas comumente marginalizadas e que, em sua maioria, têm suas vozes silenciadas.

O projeto DASSALU: Da descolonização ao Afrofuturismo é pautado no movimento Primavera Solar, insurgente na América Latina, no qual é crescente o protagonismo das mulheres como agentes diretas da alternância de poder. Composto por dois álbuns e um manifesto, tem como norte o olhar decolonial feminista e explicita a importância da luta dos homens para acabar com o machismo e a responsabilidade das pessoas brancas em lutar para erradicar o racismo. 

Anúncios

As músicas que integrarão os álbuns a serem lançados são um convite para o público mexer o corpo e a mente juntos. Nas letras, estão temas que vão desde a apatia social que circunda a sociedade, até a riqueza ancestral, o poder dos orixás e a urgência da valorização feminina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: