Mulheres Pretas que Inspiram

Cresça com o Google inaugura edição especial voltada para Mulheres Pretas

Programa discutirá as principais problemáticas enfrentadas no mercado corporativo em conversas conduzidas por lideranças negras com atuação profissional e acadêmica marcante.

A carreira profissional e acadêmica das mulheres pretas será o foco do próximo Cresça com o Google, programa voltado à capacitação técnica, ao desenvolvimento de habilidades e à construção de soluções para os principais entraves do mercado de trabalho.

Bibiana Leite Foto: Reprodução
Anúncios

As mulheres pretas representam 40 milhões de pessoas no país, das quais somente metade está no mercado de trabalho. Essa realidade foi agravada pelas problemáticas sociais e econômicas impulsionadas pela pandemia do coronavírus.

A edição Cresça com o Google para Mulheres Pretas tem o objetivo central de mudar essa estatística e trabalhar em outras ferramentas para o enfrentamento dos desafios profissionais e pessoais ocasionados, também, pelas desigualdades racial e de gênero. Após 5 edições focadas em mulheres, no dia 17 de novembro, essa, que é a última iniciativa do cresça no ano, receberá convidadas renomadas para uma série de diálogos a respeito de temas relevantes na experiência das mulheres pretas em ambientes corporativos.

A abertura do ciclo de conversas será feita pela diretora de Parcerias de Conteúdo no YouTube – América Latina e Canadá, Bibiana Leite. O acesso é gratuito, pode ser feito por este link e o conteúdo ficará disponível para ser assistido sob demanda.

“Minha família me ensinou desde sempre que as pessoas podem tirar tudo de mim, mas não a minha educação e conhecimento. Por isso, investi e continuo investindo em novos aprendizados”, diz Bibiana Leite. “Com o Cresça com o Google, queremos que mais mulheres e meninas pretas possam seguir investindo em si mesmas e, assim, romper barreiras, fortalecer sua autoestima, ganhar confiança e trilhar o caminho profissional que desejam”.

A primeira apresentação será liderada pela primeira Coach Negra a desenvolver uma metodologia de processo de coaching que atenda as especificidades dos afrodescendentes e afroempreendedores, Ana Minuto, que tratará de um dos temas mais importantes e urgentes dos últimos anos no ambiente profissional deste público, a Síndrome da Impostora.

O conteúdo irá destacar métodos de identificação de autossabotagem e mecanismos para recuperação ativa. Além disso, também oferecerá dicas para o fortalecimento pessoal diante de desafios profissionais.

A “Auto Estima da Mulher Preta” será o alvo da segunda agenda do dia, ministrada pela Caroline Moreira, diretora e criadora da startup Negras Plurais, facilitadora afrolab da Feira Preta e gerente de projeto dos Canais Pretos do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

A especialista falará sobre como a autoestima está relacionada à capacidade de valorizar os pontos fortes, a identidade e as características particulares; além da autoconfiança.

Karen Santos, CEO e Fundadora da UX para Minas Pretas entra em seguida para tratar de um tabu antigo: o lugar da mulher na tecnologia. As questões abordadas destacarão os principais desafios de uma carreira formada majoritariamente por homens e pessoas brancas. O protagonismo das mulheres pretas neste ramo também está na pauta do conteúdo.

Em outra frente, diretamente relacionada à construção de imagem junto ao mercado de trabalho e aos projetos individuais, a marca pessoal estará no centro das reflexões.

Anúncios

“As Mulheres foram as mais afetadas pela pandemia, especialmente as mulheres negras. Por isso é fundamental termos programas de capacitação para geração de renda que auxiliem na conquista da independência financeira”, acrescentou Ana Fontes, fundadora e CEO da Rede Mulher Empreendedora (RME), que atua em parceria com o Google na programação e desenvolvimento de conteúdo do Cresça com o Google.

Dany Carvalho, que atua há 10 anos pelo Brasil em iniciativas de fomento à inovação e empreendedorismo tecnológico , inicia o debate com um conteúdo para melhorar a própria apresentação, circulando os pontos fortes para um posicionamento assertivo e eficaz.

“Criatividade, criação de conteúdo e relevância na sua carreira” é o assunto explorado por Amanda Graciano, especialista em inovação e transformação digital, e Top Voice do LinkedIn. A convidada irá discutir a geração de conteúdo como forma autêntica para impactar pessoas. Entre os tópicos da conversa estão a concepção de produtos de relevância para as trajetórias pessoal e profissional.

E para fechar com chave de ouro, Dilma Campos, facilitadora do programa do Google Women Will – Cresça com o Google –, colunista no Portal Promoview e TEDx Speaker, discutirá a “Organização e administração dos papéis da mulher preta”, sublinhando o reflexo dos espaços de atuação cotidianos da Mulher Preta, desde a própria casa até o mercado de trabalho.

Acesso ao conteúdo do Cresça com o Google para Mulhere Pretas: g.co/mulheres-pretas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: