Novidades

Veja anuncia parceria para programa de qualificação profissional para trabalhadoras domesticas

Por meio do movimento ‘Veja com o Coração’, marca atua em prol da garantia de direitos e visibilidade para a categoria.

Amanhã, dia 27, é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica no Brasil, a data homenageia Santa Zita, padroeira da categoria por ter trabalhado como doméstica durante 12 anos, na Itália. No entanto, a data vai muito além da homenagem. Trata-se de um dia para relembrar a luta das trabalhadoras domésticas brasileiras, essenciais para a sociedade, e celebrar suas conquistas, como a garantia de direitos trabalhistas.

Uma pesquisa inédita realizada pelo Plano CDE e que ouviu mais de 500 pessoas, revela que 56% das profissionais alegam já terem sofrido preconceito e 71% já se sentiram desrespeitadas no ambiente de trabalho. O levantamento foi realizado a pedido de Veja, marca de produtos de limpeza da Reckitt Hygiene Comercial com mais de 50 anos de mercado.

Por isso, em parceria com a Organização da Sociedade Civil THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, que atua na defesa e na promoção dos direitos das mulheres, e a Fenatrad – Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, a Veja anuncia o apoio a um curso de qualificação profissional para trabalhadoras domésticas.

Realizado de forma on-line, via WhatsApp, e totalmente gratuito, o curso abordará temas como inserção no mercado de trabalho, habilidades e competências da atualidade, cuidados básicos com crianças e idosos, como estipular e negociar valores justos para o trabalho e até mesmo como identificar e lidar com situações de abuso no ambiente profissional. Com duração de aproximadamente 3 meses, 600 trabalhadoras domésticas foram selecionadas pelas duas instituições, de acordo com critérios socioeconômicos, e serão diretamente impactadas.

Anúncios

“É importante para a sociedade e para a marca Veja® valorizar e reconhecer o trabalho doméstico. Por meio dessas ações esperamos alertar a sociedade brasileira sobre este problema social e engajá-los em prol de uma causa tão importante.”, diz Mariana Rocha, Gerente Sênior da marca Veja.

“Desde 2011 Themis tem se dedicado ao empoderamento legal das trabalhadoras em domicílios, reconhecendo a importância da categoria para a autonomia financeiras das mulheres no Brasil. Se trata da atividade laboral que produz a maior fonte de renda para mulheres em nosso país. O curso que estamos realizando é mais uma das ações que desenvolvemos em parceria com a Fenatrad e que, nesta edição, conta com o importante apoio de Veja. Só temos a agradecer aos nossos parceiros!” diz Márcia Soares, advogada e diretora executiva da Themis.

Com propósito de levar amor a todos os lares por meio do movimento Veja com o Coração, a marca Veja tem como objetivo dar visibilidade ao problema social enfrentado por muitas das trabalhadoras brasileiras, bem como promover qualificação socio profissional e contribuir com a conscientização da sociedade sobre a importância e desafios da categoria.

A marca promoverá diversas ações pela causa ao longo do ano, como uma série de Lives com Indique uma Preta, consultoria de conexão entre mulheres negras e o mercado de trabalho, falando sobre empoderamento, busca por direitos, carreira e mercado de trabalho para as trabalhadoras domésticas. As datas serão divulgadas em breve pela marca e pela organização em suas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: