Mais de 38% das mulheres negras não estão inseridas no mercado de trabalho, segundo o Boletim População Negras, da pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Entre elas, o segmento jovem, entre 18 e 24, corresponde ao maior grupo de desemprego. Para reparar as desigualdades raciais e de gênero, o Instituto Ser +, focado em capacitação profissional, lança um programa para vagas de Jovem Aprendiz para mulheres negras da periferia de São Paulo e Campinas, disponibilizando 30 vagas esse ano.
O “MUDE com Elas” visa gerar oportunidades de qualificação e contratação em diversas empresas, através da parceria entre o Instituto Ser+ e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo). O projeto é cofinanciado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ, na sigla alemã), coordenado pelo escritório de terre des hommes Alemanha em São Paulo e conta ainda com a parceria da Ação Educativa.
Durante o programa de Jovem Aprendiz, as ingressantes terão acesso à conteúdos profissionais voltados à Administração, Comunicação, Informática, Inglês, Tecnologia da Informação e Educação Financeira. Com metodologia social que vai além da teoria, o programa também envolve atividades nas áreas de Cidadania e Temas Comportamentais. O formato das aulas é presencial com duração de 15 meses e possibilidade de efetivação pelas empresas parceiras.
A edição de 2022 é a segunda do projeto, que gerou oportunidade para 25 negras em 2021.

Serviço “MUDE com Elas”
O que é? Vagas para jovem aprendiz.
Período de duração: 15 meses, presencial.
Quem pode participar: jovens autodeclaradas negras (pretas ou pardas), de 18 a 22, moradora de áreas periféricas de São Paulo.
Inscrições: até 11 de março pelo link: https://forms.gle/uGEnJqXPSQjta3X37
Informações: (21) 98309-3313 ou E-mail: contato@sermais.org.br