Musica

Em clima de dominação, Irmãs de Pau lançam clipe e single inéditos  de “Shambaralai”

As Irmãs de Pau lançam hoje seu novo single e clipe, “Shambaralai”. A faixa, inédita, apresenta um som potente e dançante, repleto de beats e viradas inspirados na música eletrônica, no rap, no funk e no trap, confluindo numa mistura irresistível com a incorporação da letra e dos vocais afiados de Isma Almeida e Vita Pereira, cantoras e compositoras que compõem a dupla.

Anúncios

A direção do clipe é de Mariana Borga e das próprias Irmãs de Pau, e a produção musical é assinada pelo maranhense Brunoso. Além de continuar a evidenciar o funk, neste novo trabalho as Irmãs de Pau também trazem referências do vogue e da cultura ballroom. Música feita para dançar, sem dúvida alguma.

O single-clipe

“Shambaralai” demarca a transição do primeiro projeto musical da dupla, Dotadas, para os próximos trabalhos que estão por vir. Talvez seja justamente por essa identidade de metamorfose que o single não se encaixe em uma única definição, pois sua composição é resultado direto de um processo de reinvenção de Isma e Vita na percepção de possíveis novos futuros. 

A narrativa do clipe de “Shambaralai” ecoa a dominação das travestis num espaço que sempre foi visto como cis, hétero e masculino: o universo automotivo. Ao longo do vídeo, as Irmãs de Pau conquistam o poder sobre um desmanche de carros abandonados, invertendo a lógica de liderança daquele ambiente. Agora são as travas quem mandam! 

“Abordar a questão do machismo no cenário automotivo é também falar sobre algo que nos atinge, sonhamos em ser pilotas de carros e de nossas próprias vidas também”, reflete Isma. “A música  traz uma sensação de velocidade, acho que tudo se encaixou. O desmanche de carros traz a ideia de destruição desse cenário atual e a reconstrução de um outro, novo, em que exista mais participação feminina”, ela completa. Essa ideia se estende inclusive para a equipe de gravação do clipe, composta majoritariamente por mulheres, desde o elenco, a direção, a direção de fotografia, a direção de arte e a operação de câmera. 

Vita e Isma também estiveram imersas no processo de concepção do styling, junto a Brendy e Lostea. Os figurinos foram desenvolvidos a partir das estéticas encontradas dentro das favelas e periferias brasileiras, como as roupas chavosas da Mofada e as balaclavas da Agemó.

As Irmãs de Pau estão entusiasmadas com o resultado final de “Shambaralai”. Esperam continuar rodando o Brasil com sua turnê e caminham para viabilizar a produção do segundo álbum. Em relação aos planos futuros, Vita comenta: “Sonhamos em romper com as expectativas e os fins que nos foram mostrados. Esperamos viajar muito ainda com nossa turnê e conhecer os travequeiros do Brasil e mundo a fora”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: