Matérias

Influenciadora Ana Flávia celebra Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha com relato sobre o racismo estrutural na moda

Dia 25 de julho, celebra-se o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. A data tem o objetivo de dar visibilidade às mulheres afrodescendentes e promover políticas públicas que possam melhorar sua qualidade de vida e acabar com o racismo. O dia tem origem a partir do 1° Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana, em 1992. Nesse evento, foram discutidas demandas políticas.

Anúncios

A influenciadora Ana Flávia decidiu celebrar esse dia tão importante de uma forma muito especial. A partir de um conteúdo feito para as suas redes sociais, a carioca compartilhou relatos e recados que precisam ser dados de uma forma muito incrível. Ela convidou seus seguidores a refletirem quantas mulheres negras eles seguem no Instagram, admira, ocupam cargos importantes em empresas e estão em lugares de uma classe social mais elevadas.

“Você já parou pra pensar quantas mulheres pretas você segue no Instagram? Quantas mulheres pretas você admira e são suas inspirações? Quantas delas ocupam cargos de chefia em sua empresa? Quando você vai em um restaurante caro o em um “Shopping de rico”, quantas delas estão lá? É bom parar para refletir, porque o dia de hoje é um marco contra a opressão, segregação e o racismo.”

Ana ainda ressaltou um discurso perverso de uma branquitude que tenta invisibilizar o racismo dizendo que é uma coisa inventada pelas pessoas pretas e até mesmo contou um relato pessoal.

“Eu ouço muito por ai que o racismo não existe e que é uma coisa da nossa cabeça e que são os próprios pretos que fazem essa separação de raça e de cor, mas eu sou o exemplo vivo que isso não é verdade. Hoje eu tenho acesso a lugares majoritariamente frequentados por pessoas brancas e de classe social altas e não sou tratada como outras pessoas. ”

Ana Flávia Foto: Reprodução
Anúncios

Falando mais do universo no qual ela trabalha, o da moda, a influenciadora levou seus seguidores a se questionarem quantas mulheres negras fazem sucesso no mundo fashion.

“A oportunidade para mulheres negras são muito menores e os julgamentos são muito maiores. Você já parou pra perceber quantas são as mulheres negras fazendo sucesso no mundo fashion hoje em dia?”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: