LGBTQIA+

Para além de junho: DORITOS® Rainbow inicia movimento #RespeitaMinhaIdentidade e convida a participação em abaixo-assinado como apoio a comunidade LGBTI+

Em campanha-manifesto, protagonizada por Lina Pereira, mais conhecida como Linn da Quebrada, marca quer dar visibilidade às situações cotidianas que a comunidade Trans enfrenta quanto a sua identidade e promove ações que apoiam a mudança de comportamento.

“Se eu tatuasse a maneira como eu gostaria de ser chamada na testa, seria o suficiente para que você me acolhesse do jeito que eu sou?” É pela vivência e voz marcante de Lina Pereira, mais conhecida como Linn da Quebrada, que DORITOS® Rainbow, marca de snacks da PepsiCo, lança no final de junho, o movimento #RespeitaMinhaIdentidade.

Anúncios

O movimento faz parte da campanha que tem como objetivo dar protagonismo às pessoas Trans — um dos grupos mais marginalizados atualmente na sociedade — e provocar uma reflexão e conscientização sobre a liberdade e respeito à identidade de gênero, além do pertencimento do grupo dentro da sociedade.

A partir desse contexto, DORITOS® Rainbow traz a campanha-manifesto, em uma co-criação com a AlmapBBDO e Raquel Virgínia, fundadora da startup Nhaí, com foco em diversidade, que prestou consultoria e curadoria ao projeto. Tocante e potente, o filme foi criado com pessoas Trans, do roteiro até a finalização do vídeo, para garantir que toda a narrativa seja conduzida sob a perspectiva de quem vivencia essa realidade.

“Participar de mais uma campanha de DORITOS®️ Rainbow, a segunda consecutiva, mostra como a marca entende que diversidade precisa ser construída também dentro de uma narrativa contínua, com projetos que visem mudanças de médio a longo prazo”, destaca Raquel Virgínia, fundadora e CEO da Nhaí!

Conquistas da comunidade e o retrocesso do novo RG

A evolução dos direitos da comunidade Trans, como o uso do nome social, reconhecimento da identidade de gênero, possibilidade de retificação de nome no registro civil, retirada da transexualidade da lista de transtornos mentais pela OMS, somam décadas de progresso e, devido a esses avanços, DORITOS® Rainbow quer contribuir com esta trajetória.

Em março deste ano foi aprovada a criação da nova carteira nacional de identidade que, apesar de incluir o campo para o nome social, obrigatoriamente apresentará campos como “sexo” e “nome de registro”. Segundo a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), a mudança é excludente para Travestis e demais pessoas Trans, principalmente aquelas que ainda não tiveram condições ou que enfrentam dificuldades no processo de retificação de nome no país, além de aumentar o risco de serem vítimas de violência ao apresentar um documento com esses marcadores, que muitas das vezes não as representa.

Abaixo-assinado

Com o objetivo de dar visibilidade às situações cotidianas que travestis e demais pessoas Trans enfrentam na busca pelo reconhecimento de sua identidade e promover ações pela mudança de comportamento em direção a uma sociedade inclusiva, DORITOS® Rainbow se une à ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) por meio de um abaixo-assinado convidando todas as pessoas a assinarem por um RG mais inclusivo e que garanta mais segurança à pessoas trans, a fim de apoiar a Ação Popular no 1008800-39.2022.4.01.3500, criada pela ANTRA, que questiona as mudanças do Novo RG instituído pelo Decreto 10.977/2022.

Anúncios

Nas redes sociais, a marca conta com um time de representantes icônicos para o movimento #RespeitaMinhaIdentidade como: @bixarte, @boombeat, @isisbroken, @transtornadaisy, @jonasmariaa, @raquelvvirginia, @leocastilho, @siamese.lg, @cattylares_ e @ transboylife_ que, por meio de suas vivências, convocam seguidores a participarem da causa e do abaixo-assinado. Para se juntar ao movimento, é necessário acessar o site e concluir a assinatura.

“Chamar este time de embaixadores a fazer parte das ações de DORITOS® Rainbow em 2022 é fundamental para uma criação a partir da realidade da comunidade e a nossa aposta para trazer ainda mais força para alcançarmos nosso objetivo: fazer com que, nós, como sociedade, possamos nos mobilizar deixando um legado e promovendo maior inclusão para a comunidade.”, reforça Cecília Dias, VP de Marketing da PepsiCo.

Trajetória e Doações

Desde 2017 DORITOS® abraçou a causa da diversidade, por acreditar na inclusão e na pluralidade, reforçando que todos têm o direito e a liberdade de ser quem são, e, por isso lançou no Brasil, o snack DORITOS® Rainbow, neste mesmo ano. Desde então, essa trajetória junto à comunidade LGBTI+ tornou-se um legado que amplifica ainda mais o orgulho, respeito, amor, liberdade e principalmente direitos das pessoas da comunidade.

Anúncios

Ao longo dessa jornada DORITOS® impactou e assistiu, direta e indiretamente, cerca de 111 mil pessoas por meio de suas doações que somam mais de R$2,8 milhões para instituições com projetos sociais voltados ao público LGBTI+, bem como a capacitação por meio de cursos online 100% gratuitos.

Em 2022, DORITOS® realizará um aporte de R$ 1 milhão para iniciativas da campanha pela comunidade Trans.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: