Empreendedorismo

Mulheres negras têm ocupado cada vez mais espaço a frente de empresas que usam tecnologia com grande impacto social

Mulheres empreendedoras já são reconhecidas pelo mercado, Vivi Elias. Lisiane Lemos e Fernanda Ribeiro são exemplos de lideranças inspiradoras.

Atualmente, no mundo dos negócios o protagonismo feminino se tornou um tema muito discutido. Ser empreendedora, montar o seu próprio negócio é um desafio constante e diário, requer muita luta e insistência. O empreendedorismo feminino tende a reduzir as diferenças de oportunidades de ascensão de carreira entre homens e mulheres, favorecendo a diversidade de negócios no mundo, segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE em 2018, mostram que cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil, sendo atualmente 34% donas de negócios. 

Anúncios

Em meio às dificuldades, o número de mulheres empreendedoras vem crescendo e inovando o mercado a cada dia, sendo a chave para a economia e dispostas a abrir o caminho para a diversidade de gênero no mundo dos negócios. Muitas mulheres estão trabalhando para que a diversidade e inclusão estejam cada dia mais presentes nas empresas, por isso trouxemos nomes que estão trilhando essa trajetória.

Conheça 3 empreendedoras que estão a frente de empresas com grande impacto social e contribuem para mudar os setores empresariais e organizacionais do país:

Viviane Elias Moreira – Fundadora da Edtech Plurie br

Junto de Laura Salles, as duas empreendedoras que dividem a paixão pelos avanços em inclusão lançaram recentemente a Plurie br, uma edtech que oferece educação contínua e acessível com o objetivo de empoderar, incluir e apoiar a diversidade em empresas de todos os portes e tornar os ambientes de trabalho mais inclusivos. Com educadores especialistas nos temas, chamados de transformadores plurais, e valores acessíveis, a plataforma oferece cursos, workshops, e rodas de conversa, além de apoio psicológico e de advogados que atuam no compliance preventivo e anti discriminatório das empresas e organizações.

Fernanda Ribeiro –  CCO da Conta Black e Presidente da AfroBusiness

Co-fundadora da Conta Black, primeira conta digital criada por negros no Brasil, que é focada em promover o acesso a serviços bancários da população desbancarizada, Fernanda também é fundadora da Associação Afrobusiness Brasil.  Formada em turismo e pós-graduada na área de comunicação corporativa, a empreendedora dedica-se ao desenvolvimento de programas para fomento da diversidade, inclusão econômica e social relacionados às temáticas de gênero e raça, no empreendedorismo, finanças e tecnologia.

Lisiane Lemos, especialista em Tecnologia e cofundadora do Conselheira 101

Advogada por formação, Lisiane Lemos atuava na área de direitos humanos, mas após um intercâmbio para África, em Moçambique, sua carreira deu um giro de 360° graus ao querer focar em tecnologia, sendo a Microsoft a empresa pioneira de sua atuação em tech. Hoje, a executiva é Gerente de Programas de Recrutamento de Diversidade, Inclusão e Equidade, da América Latina, na Google, e concilia inovação e impacto social dentro e fora das empresas onde trabalha, pautada pelo seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: