Empreendedorismo Negro

5 mulheres negras que atuam em D&I dentro e fora das empresas

Diversidade e inclusão são temáticas que têm sido cada vez mais discutidas nas organizações. Comitês, times de apoio, workshops e rodas de conversa em busca de equidade já são comuns em grandes companhias. No empreendedorismo, são inúmeras as iniciativas para fomentar negócios de grupos vulnerabilizados, com mentorias e capacitação profissional.

Helen Andrade Foto: Reprodução
Anúncios

Pesquisa intitulada Potência Preta, elaborada pela Feira Preta e pelo Instituto Locomotiva Brasil, aponta que quase nove em cada dez pessoas negras no Brasil (85%) têm interesse em empreender, o maior impeditivo é a falta de dinheiro para investir. Já no mercado de trabalho formal, as pessoas negras representam apenas 4,7% da alta gestão das 500 maiores empresas do Brasil, de acordo com estudo divulgado pelo Instituto Ethos.

Dentro desse contexto, muitas mulheres estão se mobilizando e movimentando o mercado de trabalho, trazendo como pautas a diversidade, tanto feminina quanto racial, e o desenvolvimento de talentos, no corporativo e no empreendedorismo.

Conheça 5 dessas mulheres que estão mudando o mercado de trabalho, abrindo caminho para a diversidade:

Lisiane Lemos, gerente de Programas de Recrutamento de DE&I LATAM, no Google

A advogada, que é líder em transformação digital, tem passagem pela Microsoft e, atualmente, acaba de assumir o cargo de gerente de Programas de Recrutamento de Diversidade, Equidade e Inclusão LATAM, no Google. Ela está à frente dos projetos Rede de Profissionais Negros, Conselheira 101 e Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil. Em 2017, Lisiane foi reconhecida como uma das jovens mais influentes do país abaixo dos 30 anos pela Forbes Under 30. Em 2018, foi a vencedora da categoria empreendedorismo do Most Influential People of African Descent (Mipad), da Organização das Nações Unidas (ONU), e, neste ano, tornou-se LinkedIn Top Voices Brasil.

Lisiane Lemos Foto: Beatriz Pereira

Rachel Maia, CEO da RM Consulting

A contabilista já ocupou a presidência das multinacionais Pandora, Tiffany & Co. e Lacoste. Hoje, preside a RM Consulting, consultoria especializada em diversidade e inclusão, e acabou de tornar-se conselheira do Grupo Soma. Por meio do projeto Capacita-me, promove o desenvolvimento e o crescimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Rachel, além de presidir também o Conselho Consultivo da Unicef Brasil, dedica-se a mentorias, integrando grupos de mulheres que apoiam mulheres, além de ser colunista de veículos como as revistas Forbes, Raça e Claudia, e da página de conteúdo da XP Investimentos.

Viviane Elias Moreira, cofundadora da Plurie br

Co-fundadora da edtech Plurie br, um modelo de negócio que visa a educação contínua, que empodera, inclui e apoia a diversidade em empresas e organizações, Viviane Elias, especialista em gestão de riscos e continuidade de negócios, com mais de 15 anos de experiência na área, com passagem por grandes empresas dos segmentos de saúde, bancos, financeiras e multinacionais. Atualmente, associada a WCD (Women Corporate Directors), faz parte do primeiro grupo de conselheiras negras do Brasil, o Conselheira 101. Atualmente é a nova C-Level da 99 Jobs, assumindo a posição de CPIO (Chief Process & Inovation Office).

Helen Andrade, diretora do Movimento pela Equidade Racial

Executiva com mais de 17 anos de experiência, Helen Andrade é gerente executiva de Diversidade & Inclusão da Nestlé no Brasil, com a missão de formar equipes diversas, com trajetórias e visões próprias de mundo, além de liderar um centro de competência em gestão de pessoas dedicado exclusivamente a alavancar a diversidade de pensamento e impulsionar a criatividade e a inovação. Além disso, é diretora do Movimento pela Equidade Racial (Mover), que tem o propósito de promover ações de diversidade, equidade e inclusão que contribuam para reduzir a desigualdade e combater o racismo estrutural no mercado de trabalho no Brasil.

Ana K Melo, head de D&I da XP Inc.

Ana K Melo é Sócia e Head de Diversidade e Inclusão na XP Inc, líder do grupo Incluir, coletivo de pessoas PCDs da companhia. É formada em marketing, palestrante e criadora de conteúdo nas redes sociais, a partir de sua experiência como mulher negra e pessoa com deficiência (PCD) no mercado de trabalho, reforça a importância da diversidade no mundo corporativo, trazendo também para a discussão pautas de equidade racial, de gênero e LGBTQIA+.

Ana K Melo Foto: Ramede Felix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: