TV

Estação Livre desta sexta (2/7) aborda o universo da fotografia

Edição terá grandes nomes da fotografia como Claudia Andujar.

O Estação Livre desta sexta-feira (2/7) faz um passeio pelo mundo da fotografia. Da Amazônia à periferia de São Paulo, o programa mostra o olhar de profissionais no dia a dia da profissão. No estúdio, a designer e fotógrafa Tháysa Barbosa e o jornalista e fotógrafo Jef Delgado.

Cris Guterres com Tháysa Barbosa e Jef Delgado Foto: Reprodução
Anúncios

No programa, diversas reportagens com nomes da fotografia. Entre eles, Claudia Andujar, Marcela Bonfim, Rogério Vieira, Léu Britto, Elana Abreu, Nego Júnior e dois festivais: Festival de Imagens Periféricas e Photothings.

Anúncios

O Estação Livre abre o programa em uma conversa com Marcela Bonfim. Nascida em Jaú, se descobriu fotógrafa em Rondônia, local no qual se interessou por retratar os caribenhos que migraram para a Amazônia, conhecidos como barbadianos. Esse foi o porto de partida para o projeto Amazônia Negra, no qual ela revela que há muitos negros na região.

Claudia Andujar é quem protagoniza o segundo VT da edição. A fotógrafa e ativista de 90 anos conta sobre sua trajetória de cinco décadas marcada pela dedicação ao povo yanomami, indígenas ameaçados de extinção.

Em seguida, o Festival de Imagens Periféricas estampa a tela da TV Cultura com suas ações que espalham fotos em forma de lambe-lambe por diversas regiões de São Paulo, principalmente nas periferias, democratizando o acesso à arte da fotografia. E ainda há o festival Photothings, uma maneira de democratizar o acesso de fotógrafos iniciantes no mercado fotográfico. Com isso, o Estação Livre foca a lente para dois trabalhos que retratam aspectos da periferia da capital paulista: Rogério Vieira e Léu Britto.

Anúncios

A reportagem do programa também fala com a cearense e professora de fotografia Elana Abreu, movida pela inquietação de desvendar e chamar atenção para o trabalho de mulheres negras. Para finalizar, Nego Júnior aponta sua lente para os passos e bailes do samba rock que resultam num ensaio fotográfico cheio de suingue. Com apresentação de Cris Guterres, a edição inédita vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: