O Festival AVXLab 2021 é um evento gratuito e apresenta até amanhã 30 de abril um conjunto de shows, performances e exposições de arte, acompanhado de debates e seminários, que aprofundam o pensamento em torno dos formatos alternativos de cinema.
Desde 2016, o AVXLab fomenta a pesquisa e a experimentação do cinema expandido, apresentando novas vivências, formas e sensações ao público a partir de expressões de arte que se utilizam de recursos audiovisuais e da tecnologia para criação de experiências e ambientes de características múltiplas de interatividade e “imersividade” e/ou formatos híbridos que vão muito além da tela de cinema ou TV.
O tema desta edição é lugar in>comum, uma reflexão sobre o que é o lugar de encontro a partir do momento em que nossa sociabilidade torna-se cada vez mais mediada por dispositivos. O desafio envolvido neste tema é redesenhar as noções de “comum” e “comunidade” para que caibam na atual realidade das relações, dos espaços e presenças.
Com curadoria do pesquisador e gestor cultural Demétrio Portugal e do artista e pesquisador em novas mídias Lucas Bambozzi, a programação do festival aborda novas fronteiras da construção narrativa, das experiências imersivas e do diálogo da arte com o audiovisual contemporâneo.
A programação é estruturada em quatro eixos curatoriais: performances, seminário, exposição e entrevistas que se entrelaçam de forma diversificada e abarca apresentações audiovisuais, intervenção urbana, ação na web e jam ao vivo.
Visando contribuir com o fomento e pesquisa do audiovisual expandido as atividades do festival ficarão disponíveis no site do evento após sua realização.
A edição 2021 do Festival AVXLab é uma realização da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo por meio do PROAC Lab (Lei Aldir Blanc) como uma produção de Diphusa.
Veja a programação completa no site: http://avxlab.org