Saúde

Jornada de Saúde Holística Africana inicia neste fim de semana

Plataforma Kiumbe Ixi, gerida por Candace Makine e Amani Kush resgata saberes ancestrais para o cuidado do corpo, da mente e do espírito da comunidade preta.

Em abril de 2020, após quase um mês do início da pandemia que nos acompanha até o dia de hoje, o casal Candace Makini e Amani Kush, gestores da plataforma Kiumbe Ixi, desenvolveram a ‘Jornada Seneb Nbw’ (se lê ‘nebú), um percurso de estudos e práticas com base na saúde holística africana. A pandemia proporcionou transtornos psicológicos em 18,6 milhões de brasileiros, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), sendo que 86,5% destes sofrem de ansiedade. Esse resgate de saberes africanos é um suporte para a comunidade negra e periférica, a mais afetada pelos impactos do isolamento e distanciamento social.

Anúncios

Apoie o Cultura Preta no Apoia.se por apenas 10 reais mensais, clique e apoie!

A palavra Seneb, escolhida para intitular a jornada, significa ‘saúde’ no idioma Mdw Ntchr (se lê ‘Medú néter’), original do Antigo Egito. Partindo de uma perspectiva africana serão abordados de forma teórica e prática, hábitos importantes que nutrem e sustentam os diferentes níveis da existência humana. A partir de saberes ancestrais, a trajetória de resgate entende que o autoconhecimento é imprescindível para o resgate da própria autonomia sobre a saúde. A necessidade de reinvenção proporcionada pela pandemia, fez com que Candace e Amani encontrassem uma nova forma de seguir desenvolvendo seus trabalhos para a comunidade.

“No início da pandemia nos percebemos nesse lugar de se reinventar e criar possibilidades para dar segmento aos trabalhos que já fazíamos, como a Kemetic Yoga e as rodas de mulheres que a Makini realizava. Quando percebemos que todes precisariam ficar em casa, a perspectiva foi de que as pessoas deveriam olhar para si, aproveitando esse momento de resguardo em suas casas. Todos estavam buscando melhorar sua imunidade, se proteger, lidar melhor com a grande onda de medo e estresse. Então desenvolvemos essa Jornada como uma forma de continuar nossos trabalhos, e de também auxiliar as pessoas nesse processo de se manterem centradas e estabilizadas mentalmente, emocionalmente, e fortalecidas espiritualmente para lidar com os desafios da pandemia”, explica Amani.

Anúncios

Durante a jornada ocorrem aulas expositivas sobre os pilares da filosofia africana, além de práticas de Kemetic Yoga, meditações, e finaliza com um almoço coletivo virtual 100% feito com alimentos vivos (crus). Nesta edição, a primeira de 2021, os convidados especiais serão a Akua e Kofi Heru da Divine Roots Family, também instrutores de Kemetic yoga e saberes ancestrais africanos. A jornada acontece do dia 6 à 13 de fevereiro sendo transmitido via Zoom e Whatsapp, Inscrições no valor de R$ 110,00 via Whatsapp pelo numero 51 8118-3955.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: