Musica

Banda Groovi lança o álbum “I-tal” em homenagem à cultura Rastafari

Segundo álbum de carreira traz conceito de unidade vital para falar sobre relação com o divino.

Foi lançado na última sexta (26) o álbum “I-tal”, o segundo álbum da banda GrooVI que chega repleto de conceitos e referências ancestrais.  Quase três anos após o primeiro álbum intitulado “Raízes e Cultura”, GrooVI apresenta neste disco algo amplo com o objetivo ampliar o acesso a essa cultura e cada faixa trabalha, de maneira cíclica e complementar, um tópico dentro desta cosmovisão. Trazendo temas como a vitalidade do ser, o universo e os elementos da natureza, “I-tal” ensina por meio da música a importância da alimentação, da abundância e do entendimento do corpo como um templo. Com participações especiais e internacionais como do cantor Arkaingelle da Guiana Inglesa e do cantor NiyoRah das Ilhas Virgens.

GrooVI Foto: Reprodução
Anúncios

O nome vem da terminologia usada na cultura Rastafari para exprimir a relação de harmonia com a natureza, sendo designado para aquilo que não foi corrompido e manteve-se saudável, vivo e natural. Somado ao prefiro “I” (Eu) que expressa o entendimento de unidade, I-tal (pronuncia-se “aital”) é um conceito que está na unicidade do Rastafari, indo para além da alimentação representa também a vivência e o relacionamento com o divino. “O I-tal faz parte da vivência Rastafari desde o primeiros anciões na Jamaica que entenderam todo o atraso e toda a insanidade da Babilônia (como eles chamavam o sistema), e decidiram caminhar na terra como os homens e as mulheres originais, africanos que viviam em harmonia com a natureza” explica Amani Kush, vocalista da banda.

O nome do álbum também intitula a primeira faixa e single atual de trabalho. As referências musicais trabalhadas vem principalmente de inspirações do Reggae feito nas Ilhas Virgens, que tem uma característica própria e marcante, que acaba o diferenciando do estilo original da Jamaica. “O estilo traz familiaridade com o estilo de Reggae que estamos acostumados a ouvir no Brasil, algo como águas tranquilas.”

GrooVI Foto: Reprodução

I-tal é uma produção musical da banda GrooVi em colaboração com o produtor Júlio Porto. A masterização ficou por conta de Laurent “Tippy I” Alfredo do selo I Grade Dub, muito reconhecido no segmento do Reggae. A arte gráfica da capa é do artista visual Léo Lage e a produção executiva é da Paradise Entretenimento de Porto Alegre. Além da singularidade de cada música, o álbum também presenteia o público com uma sessão de Dub com versões exclusivas das faixas mixadas pela DigitalDubs e Júlio Porto. O álbum já está disponível em todas as plataformas digitais. O álbum já está disponível em todas as plataformas digitais.

Anúncios

Faixa a Faixa

“I-tal” fala sobre a exuberância da alimentação natural e honra ao próprio corpo. “Reverência” conta sobre a verdadeira história Africana e as contribuições do continente na história da humanidade. “Congoman”, em parceria com o cantor NiyoRah das Ilhas Virgens, fala sobre o Nyabinghi – batida semelhante ao pulsar do coração que marca a primeira música que é escutada ainda no ventre das mães – e a relação africana com o tambor. “Spiritual Warrior”, parceria com o selo internacional Zion I Kings, aborda sobre a jornada espiritual de aperfeiçoamento que é trilhada de maneira constante pois busca a elevação da consciência. “Água Tranquila” vem engrandecendo os elementos da natureza e fala sobre a relação de intimidade com eles, sendo as águas o foco desse som. “Vivência”, conta com a participação do cantor Arkaingelle da Guiana Inglesa, mostra os conceitos místicos do Rastafari e destaca a prática como um dos pilares da fé. “Ancestrais” faz referência aqueles que trilharam e abriram caminhos para que o legado da resistência e glória permaneçam vivos através do “Eu e Eu” (termo Rastafari que expressa a unidade entre homem e Deus).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: