Múltiplas plataformas, diferentes formatos e a mesma história. Isso é possível, de modo efetivo, a partir da concretização do conceito de Transmídia. O Festival Ori está com inscrições abertas até 15 de novembro para essa capacitação, que será conduzida por Pedro Balle e Sil Bahia, especialistas na área. O evento é online e totalmente gratuito.

“As pessoas negras precisam ter acesso à esse conceito de Transmídia e se apropriar dessas ferramentas que estejam, de algum modo, disponíveis. Essa é uma forma de desenvolver narrativas que positivem a experiência de ser negro nas artes, na comunicação e, sobretudo, no audiovisual.”, aponta Sil Bahia.
O Cultne, realizador do Festival Ori e do Webinário, é o maior acervo digital de cultura negra da América Latina. A proposta é uma troca de saberes por meio de diversas perspectivas geracionais e experiências profissionais. O entendimento do significado de Transmídia torna-se fundamental para contemplar a multiplicidade das novas narrativas negras. A estratégia de Transmídia consolida-se pelo uso de diversas ferramentas em áreas como o marketing, o designer, a música e o cinema.
CONDUÇÃO
Codiretora executiva do Olabi e coordenadora da PretaLab, Sil Bahia é Mestra em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisadora associada do Grupo de Arte e Inteligência Artificial da Universidade de São Paulo (USP) e do Grupo de pesquisa em Políticas e Economia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já o comunicador Pedro Balle é formado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou na campanha digital para a presidência de Fernando Haddad em 2018, e tem passagem por grandes agências de publicidade do Brasil. Em sua trajetória política, teve atuação no movimento negro, artístico e estudantil.

O Webinário vai acontece por meio de transmissão on-line, no dia 24 a partir das 19h, na plataforma Zoom. A prioridade é para quem tem experiência no audiovisual, mas basta ser maior de 16 anos, morar no Brasil, que terá oportunidade de seleção para uma das 90 vagas. O resultado da seleção será divulgado até próxima quinta (19) nas plataformas digitais do Cultne.