As mulheres passaram a protagonizar nos esportes bem depois dos homens que já competiam ha bastante tempo em varias competições. Hoje em dia elas são alem de destaque, são quebradoras de recordes e estão presentes em todos os esporte!
Jão Nicomedes
Hoje na nossa serie vamos trazer 10 esportistas negras de destaque no Brasil e no mundo. mulheres que superaram o pre-conceito e as barreiras impostas as mulheres de nossa sociedade mostraram que são capazes de fazer o que elas quiserem!
Cori Gauff
Cori Gauff, nascida em 13 de março de 2004, é uma tenista estadunidense. Ela é a mais jovem finalista do evento individual feminino no US Open. Ela ganhou o Junior French Open em 2018, a segunda mais jovem a fazer tal feito. Ela também é a mais nova jovem a se classificar para o torneio principal de um Grand Slam, e a jogadora mais jovem a se classificar para a chave principal no torneio de Wimbledon.
Cori em Wimbledon derrotou Vênus Willians, que tem vários títulos de Grand Slam, e Cori que tem apenas 15 anos foi bastante elogiada pela atleta que segundo a Cori e uma das suas inspirações e que se não fosse por mulheres com Serena e Vênus, ela não estaria lá!
Fabi Claudino
Fabiana Marcelino Claudino nasceu em Santa Luzia, dia 24 de janeiro de 1985, é uma jogadora de voleibol que atua na posição de meio de rede. Atua pela equipe mineira do Praia Clube e foi capitã da Seleção Brasileira de Voleibol Feminino. Fabi como e conhecida tem 2 medalhas olimpíadas de ouro (Pequim e Londres), Campeã Pan-Americana, e coleciona Gran Prix e títulos pelos clubes que atuou durante a carreira.
Fabi tem vários prêmios individuais como Melhor atacante, Melhor Bloqueadora e 2 vezes MVP em campeonatos internacionais, foi capitã da seleção e atualmente está com a seleção brasileira e vai atuar pelo Hisamitsu Springs do Japão, Fabi tem passagens Pelo Praia Clube, Minas, Rexona-Ades Unilever, Vôlei Futuro, Fenerbahçe e Sesi-SP.
Rafaela Silva
Rafaela Lopes Silva e do Rio de Janeiro,do dia 24 de abril de 1992, é judoca campeã olímpica e mundial. Rafaela cresceu na Cidade de Deus no Rio onde começou a fazer aulas de judo no Instituto Reação.
Rafaela tem uma carreira exemplar, sempre deu a volta por cima para alcançar seu objetivos e no judo não foi diferente, ela conquistou o mundo pela primeira vez em 2013 sendo a primeira mulher brasileira a conquistar o titulo mundial. Em 2016 ela foi campeã olímpica nas olimpíadas do Rio, uma conquista que que foi marcada coma a volta por cima de Rafaela, na olimpíada anterior ela havia sido desclassificada por um golpe ilegal.
Formiga
Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga e de Salvador, nasceu em 3 de março de 1978, ela e jogadora de futebol e atualmente joga pelo Paris Saint-German e pela Seleção Brasileira!
Formiga começou a jogar aos 12 anos de idade, Formiga e exemplo de dedicação ao esporte, ela possui 6 jogos olímpicos disputados sendo vice-campeã em Atenas e Pequim, e 7 Copas do Mundo disputadas com um vice-campeonato na China e um 3 lugar nos EUA e 3 títulos Pan-Americanos e uma Copa America com a Seleção, ainda tem 3 Libertadores. Apesar da idade, Formiga ainda foi uma das principais jogadoras do elenco do Brasil para a Copa da Mundo da França, junto de Marta, Cristiane e companhia, as meninas caíram nas oitavas de final para as donas da casa. Muito respeitada por ser uma das pioneiras no futebol feminino no Brasil, ela e a jogadora com mais atuações com a camisa do Brasil com 151 jogos oficiais entre o masculino e o feminino.
Serena Willians
Serena Jameka Williams nasceu em Saginaw, Michigan, no dia 26 de setembro de 1981, a tenista norte-americana e para muitos a maior jogadora de tênis da atualidade e da historia, atualmente a numero 10 do mundo, Serena foi a numero 1 do ranking e acumula 72 títulos incluindo Grand Slams como Roland Garros, US Open e Wimbledon.
Serena venceu as olimpíadas em 2012, ela e uma atleta acostumada a bater recordes, junto com sua irmã Venus Willians elas venceram todas as finais de duplas que disputaram, 13 no total, e três ouros olímpicos (Londres, Pequim e Sidney). Hoje e uma das atletas mais reconhecidas por dentro e fora das quadras, uma das atletas mais admiradas pelos fãs do esporte.
Janeth
Janeth dos Santos Arcain e de Carapicuíba, e nasceu no dia 11 de abril de 1969 é foi jogadora de basquete, atuava como ala-armadora e foi uma das expoentes da seleção.
Foi campeã mundial na Austrália em 1994 e Ouro no Pan de Hanava, Janeth jogou por vários clubes, entre eles o Houston Comets (EUA), São Paulo/Guaru e Vasco da Gama. Janeth começou a carreira esportiva no vôlei e chegou a jogar pelo Corinthians, mas optou pelo basquete em 1983. Na WNBA ela foi tetra-campeã com o Comets e em 2014 entrou para o Hall da Fama do Basquete Feminino.
Rosângela Santos
Rosângela Cristina Oliveira Santos nasceu em Washington, D.C., no dia 20 de dezembro de 1990, apesar de nascer nos EUA, Rosângela veio ainda co um ano para o Brasil e foi criada no Rio de Janeiro.
Com 17 anos disputou a final olímpica do 4 x 100 feminino e ficou em 3º lugar (decisão veio apôs a punição da equipe russa que foi flagrada no doping), venceu os jogos Pan Americanos de Guadalajara em 2011 tanto nos 100 m rasos e também no 4 x 100.
Wendie Renard
Wendie Thérèse Renard e de Martinica, do dia 20 de julho de 1990, ela e zagueira e hoje atua pela Seleção francesa e pelo Olympique Lyonnais.
Atualmente ela e umas das jogadoras mais valiosas do mundo, tem o 3º maior salario entre as jogadoras de futebol, acumula títulos como A Liga dos Campeões com 7 e a League 1 (Campeonato Frances) com 5.
Daiane dos Santos
Daiane Garcia dos Santos e de Porto Alegre, nasceu em 10 de fevereiro de 1983 é foi ginasta, ela foi a primeira ginasta entre homens e mulheres a ganhar medalha de ouro em mundial em 2003.
Daiane tem seu movimento, o duplo twist carpado ou Dos Santos. Daiane disputou as olimpíadas de Atenas, Pequim e Londres, e também os jogos pan-americanos onde tem uma medalha de prata e uma de bronze. Hoje Daiane e Empresaria e se aposentou da vida de atleta para se dedicar a projetos para atletas de alto desempenho.
Maya Moore
Maya April Moore nasceu em Jefferson City, na data de 11 de junho de 1989 é uma basquetebolista profissional americana que atualmente joga pelo Minnesota Lynx na WNBA. Moore possui dois ouros olímpicos (Rio de Janeiro e Londres) alem de um titulo mundial pela seleção americana.
Moore tem uma carreira valiosa, foi a novata do ano em 2011 e campeã da WNBA no mesmo ano, foi o primeiro dos seus 3 títulos, Foi MVP das finais em 2013 e MVP da temporada em 2014 e possui 4 aparições no jogo das estrelas da WNBA. Ela também faz parte do time de jogadores patrocinados pela Jordan e é considerada uma das maiores jogadoras de basquete da historia!