Mulheres Pretas que Inspiram

Mulheres Negras que Inspiram: Cantoras

Na nossa lista de hoje vamos trazer 10 cantoras negras da antiga e nova geração que fizeram e fazem historia!

O sabemos que as mulheres negras dentro da musica são referencia em quase todos os estilos musicais populares como o samba, a MPB, no hip-hop e no soul, hoje vamos trazer 10 mulheres que fizeram e estão fazendo suas carreiras musicais!

Jão Nicomedes e Mohana Silva

Dando continuidade a nossa serie hoje vamos trazer cantoras pretas que inspiram e são referencias musicais em seus ritmos. E muito difícil fazer uma lista dessa sem ter que deixar de fora alguns grandes nomes, mas sabemos que todas tem a mesma importância para a musica, muitas estão hoje porque outras passaram antes. Confira agora nossa lista com 10 cantoras Negras que inspiram!

BEYONCÉ

sprit-em-novo-clipe-beyonce-usa-peca-de-marca-brasileira-7bb5.jpg

 

No dia 4 de setembro em Houston (Texas) nascia Beyoncé Giselle Knowles-Carter, ela ganhou fama em 1997 junto com o grupo Destiny Child em 2003 se lançou em carreira solo, conhecida também como Queen B, ela tem 7 álbuns lançados, 11 participações em filmes, alem de acumular prêmios musicais como o Grammy Awards, MTV Music Awards, Soul Train  Music Awards entre outros.

Beyoncé e hoje considerada a artista mais influente no mundo, todos os seus lançamentos são grandiosos, neste ano de 2019 lançou seu show “HOMECOMING” e o álbum “Lion King: The Gift” alem da voz da personagem Nala do filme O Rei Leão” em sua versão live action. Beyoncé já entrou para a historia e sua voz e suas produções são incríveis e hoje ela e sua família são referencia para milhões de pessoas no mundo!

DONA IVONE LARA

ivone lara

A sambista carioca cantora e compositora Yvonne Lara da Costa nasceu no Rio de Janeiro no dia em 13 de abril de 1922 e aprendeu a tocar cavaquinho e a ouvir samba, ao lado do primo Mestre Fuleiro; teve aulas de canto com Lucília Guimarães e recebeu elogios do marido desta, o maestro Villa-Lobos.

Foi Presidente da escola de samba Prazer da Serrinha, alem ter 19 discos e 2 filmes como atriz, ela e considerada a Rainha do samba brasileiro, ela veio a falecer no dia 16 de abril de 2018.Suas composições são cantadas até hoje como “Sonho Meu” e “Alguém me avisou” que são clássicos do samba nacional, Yvonne e sem duvidas uma das maiores cantoras e compositoras brasileira.

NINA SIMONE

nina

Eunice Kathleen Waymon , conhecida como Nina Simone, foi uma pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos.começou a cantar escondida dos pais que não aceitavam que ela cantasse, também se destacou por posicionar-se contra o racismo na crescente onda que tomava os Estados Unidos na década de 1960. Devido ao seu envolvimento, cantou no enterro de Martin Luther King.

Com vários álbuns lançados, Nina impressionou ao começar a cantar ainda jovem no Midtown Bar & Grill, na Pacif Avenue, na cidade de Atlantic City, foi mãe, e sua carreira começou a deslanchar principalmente no Soul e no Blues. Nina Simone tinha a reputação de ser volúvel, imprevisível, impaciente, muito introspectiva e às vezes mal humorada, também extremamente ciumenta e ansiosa, mas incrivelmente inteligente, sincera e criativa.

MART’NÁLIA

martnalia

Martinália Mendonça Ferreira, também conhecida como Mart’nália, e cantora, compositora, atriz, percussionista e instrumentista, ela e filha de Martinho da Vila e Anália Mendonça, iniciou a carreia aos 16 anos e desde então vem sendo uma grande sambista com turnês internacionais pela Africa e Europa, lançou 10 discos, fez parte do elenco da serie “Pé na cova” alem de ter ganhado prêmios como o  Grammy Latino.

Mart’nália tem um carisma incrível alem lésbica assumida, ela disse que nunca teve relações afitivas com homens.Em sua carreira já e referencia dentro da musica nacional com suas musicas e composições.

ALCIONE

alcione

nascida em 21 de novembro de 1947, Alcione Dias Nazareth e de São Luis do Maranhão, fez sua primeira apresentação aos 12 anos, se formou professora aso 18 anos e lecionou por dois anos e foi demitida aos 20 anos, por ensinar a seus alunos como se tocava trompete, que seu pai lhe ensinou quando pequena, querendo passar o aprendizado que recebeu, mas isso não agradou a direção da escola. Foi para o Rio em 72 e começou a cantar nas noites do Rio, conheceu o carnaval carioca, e deslanchou na carreira musical.

Alcione tem mais de 30 discos alem ter participado de produções da TV Globo, ela venceu o Grammy Latino em 2003 com o melhor álbum de samba/pagode, e o Premio Musica Brasileira.

RIHANNA

rihanna_3.jpg

Robyn Rihanna Fenty nasceuem Saint Michael (Barbados) no dia 20 de Fevereiro de 1988, conhecida como Rihanna, ela hoje e uma das maiores cantoras e atriz e empresaria, Vendeu mais de 54 milhões de álbuns e 210 milhões de singles, e em 2011 foi considerada a artista de todos os tempos que mais vendeu a nível digital e bateu o recorde de liderar as paradas do Reino Unido em sete anos consecutivos, com sete músicas diferentes.

Começou a carreira em 2004 aos vencer um concurso no seu colégio. Venceu o Grammy  na categoria “Best Rap/Sung Collaboration” em 2008 alem outros prêmios como o International Dance Music Awards

Recentemente lançou sua grife FENTY, e a mesma também faz parceira com a Puma e também possui sua linha de maquiagens. Rihanna faz varias ações pelo povo de sua cidade natal, e ela recentemente se tornou a mulher referencia para alem do campo da musica e da dança, ela também se tornaria uma empresaria de sucesso!

NEGRA LI

negra li

Diretamente de São Paulo, nascia em 17 de setembro de 1979,  Liliane de Carvalho e cantora, atriz, compositora, rapper e solista do coral da Universidade de São PauloComeçou cantando hinos evangélicos e na adolescência começou a ouvir black music, aos 16 se interessou pelo rap onde fez parte do grupo RZO e em 2005 se lançou em carreira solo, com 4 discos solos e participações em programas de TV e de filmes, Negra Li também venceu o premio Video Music Brasil e Prêmio Hutúz.

Muito respeitada no cenário do hip-hop nacional, Negra Li tem musicas com grandes nomes do hip-hop nacional como Dina Di e Sabotage, o grupo RZO se reuni novamente em 2014 e Negra Li também voltou com o grupo.

ARETHA FRANKLIN

"Clive Davis: The Soundtrack Of Our Lives" Premiere Concert - 2017 Tribeca Film Festival

Aretha Louise Franklin  foi uma cantora e compositora norte-americana de gospel, R&B e soul que se tornou ícone da música negra. Nascida em 25 de março de 1942, começou a cantar na igreja com seu pai começou a fazer sucesso em 1961, Aretha lançou 40 discos e 17 singles que atingiram o top 10 da lista hot 100 da Billboard alem de 20 Grammys vencidos.

Aretha foi a primeira artista mulher a entrar para  Rock and Roll Hall of Fame. Dois anos antes, o governo do Michigan havia decretado sua voz como um “fenômeno natural”, essa que rendia-lhe muitos comentários positivos, pois muitos admiravam sua voz que dá a ela o 1ª na lista dos “Maiores Cantores de Todos os Tempos”.

IZA

iza

Isabela Cristina Correia de Lima Lima mais conhecida pelo seu nome artístico Iza, é uma cantora, compositora, apresentadora e publicitária de 28 anos (3 de setembro de 1990), começou a cantar aos 14 anos na igreja, em 2009 entrou para o curso de publicidade e propaganda, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), se formando em 2012 e passando a trabalhar como editora de vídeo.

Descoberta em 2016, assinou seu primeiro contrato onde laçou vários singles até a chegada do primeiro álbum “Dona de min” que foi indicado para o Grammy latino, mas venceu prêmios como Women’s Music Events Awards e Prêmio Multishow de Música Brasileira.

Iza este ano fez a dublagem da personagem Nala do filme O Rei Leão, alem de já ter apresentado programas de TV. Iza e o fenômeno da musica brasileira atualmente, sua musica traz o empoderamento feminino e principalmente das mulheres negras com sua representatividade e discurso de resistência.

ELZA SOARES

elza

Nascida em 23 de junho de 1930 Elza Gomes da Conceição, exemplo de mulher, de mãe, como muitas de nossas avós e bisavós, casou nova, ao longo de sua jornada teve o total de oito filhos sofreu em ambos casamentos com a violência doméstica e sexual, e com a perda de filhos em função da fome e doenças, além de ter sua filha sequestrada. Elza deu início a sua carreira em meados de 1953, onde nessa época sofreu com a chacota e deboche de muitos, por ser mulher negra, sofreu com as piadas relacionada a fome e tudo que passou, porém não desistiu, sua voz marcante pelo tom grave e levemente rouco.

Elza sempre foi contra a maré de preconceitos e abusos que a rodeavam, as letras de suas músicas, sempre falavam de sua vida, em toda sua vida, ela cantou para nós, nossas mães, avós e bisavós, cantou para nossos ancestrais, ao ler sua história em uma hora outra ela vai se esbarrar na nossa.

Com mais de 30 discos lançados, Elza venceu prêmios como o Grammy Latino e Prêmio da Música Brasileira foi considerada a “Voz do Milênio”  pela Radio BBC de Londres.

Hoje ela é a mulher do fim do mundo, no auge da descoberta e libertação, da escravidão do padrão que a sociedade, cada entrevista, música desse álbum, ela nos convida a seguir, a dar as mãos, e seguir em frente e enfrentando e se livrando de todos os rótulos, todas as pressões que nos é imposta. Ao escrever sobre ela, eu li, reli, e ainda sim acho que é pouco, ela merece mais, e eu só posso dizer, muito obrigado, por abrir nossos olhos e lutar por nós no passado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: