Mulheres Pretas que Inspiram

Cássia Valle se destaca em projetos de arte-educação antirracista para crianças

Atriz, Diretora e Escritora premiada lança livro sobre Maria Felipa para público infantil e dirige 2 espetáculos que evidenciam a cultura negra na infância.

A atriz, diretora, escritora e psicopedagoga Cássia Valle acaba de lançar seu 4º livro em parceria com Luciana Palmeira, na Bienal do Livro da Bahia. A publicação conta a história de Maria Felipa, é direcionada ao público infanto-juvenil e integra a coleção Black Power da editora Mostarda.

Cássia Valle Foto: Heder Novaes
Anúncios

A narrativa traduz para o universo infantil a biografia de Maria Felipa e parte da pesquisa que as autoras já vem construindo sobre a heroína que foi parte importante na Independência do Brasil, enquanto símbolo de resistência e da participação da mulher negra na história do país. A escrita vai de uma perspectiva social, política e cultural, adaptada à compreensão das crianças.

“Nesse livro damos continuidade a nossa missão de atuar numa educação antirracista a partir da infância. Nosso desejo é contribuir para evidenciar o protagonismo de pessoas pretas em nossa história, que muitas vezes acabam sendo retratados num lugar de subalternidade, de forma desumanizada ou são esquecidas.”, destaca Cássia.

Destaque na arte-educação antirracista para crianças

Cássia Valle vem se consolidando como referência baiana em iniciativas que promovem arte-educação antirracista voltada para o público infanto-juvenil. Desde o lançamento do primeiro livro em 2017, “Calu uma menina cheia de histórias”, vem acumulando premiações e abrindo várias frentes de atuação na literatura, teatro e comunicação com crianças, pais e educadores sobre a valorização da cultura afro-brasileira.

Com o livro de estreia ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (2017), em 2020 a história virou espetáculo e também venceu o Prêmio Braskem de Teatro. Em outubro deste ano (2022) recebeu o Prêmio Internacional Iberoamericano por sua contribuição na construção de ações afirmativas para infâncias negras através da literatura e teatro.

A artista e escritora comemora o saldo de 2022 com a publicação de 2 livros “Aziza, a preciosa contadora de sonhos” e “Maria Felipa – Coleção Black Power”, além da direção de 2 espetáculos: “A Casa Encantada” e “Balinho da Aziza”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: