Musica

ÀVUÀ transmite o sentimento que os guia em seu álbum de estreia, Percorrer em Nós

Transformando o afeto como ferramenta de revolução, o duo ÀVUÀ, composto por Bruna Black e Jota.pê, transborda – ao longo de oito faixas – as mais diversas formas de amor e afetividade negra em seu álbum de estreia: Percorrer em Nós. Conduzindo uma sonoridade orgânica com traços eletrônicos, unido às rítmicas africanas, gravadas pelo percussionista e baterista Kabé Pinheiro, a dupla mergulha nos diversos fragmentos que permeiam as relações para além do amor romântico. O trabalho, que tem a produção assinada por Lucas Mayer e Rodrigo Lemos, chegou aos aplicativos de streaming na ultima sexta-feira, dia 16 de setembro. Na ocasião, o duo apresenta o videoclipe da faixa-foco “Bentivi”. 

Foto: @raquelbrust
Anúncios

“Chegamos a conclusão que o nome ‘Percorrer em Nós’ sintetizava  tudo o que tentamos dizer em nossas letras: a busca pelo autoconhecimento e a disposição para construir sensações e reflexões”, conta Jota.pê ao relembrar do processo de criação do disco. Destrinchando a temática da afetividade, o duo utilizou como inspiração potentes referências da música popular brasileira para cada composição. “Somos todos resultados do passado e presente, e tentamos colocar na sonoridade da nossa música um pouco de tudo o que a gente ama, desde os artistas mais antigos, como Djavan e Elza Soares, aos mais atuais, como Luedji Luna e Liniker”, conta a dupla.  

Dois Sóis(assista ao videoclipe) e “Famoso Amor(assista ao videoclipe),  lançadas  no primeiro semestre do ano, foram escolhidas para dar ao público um gostinho do que estaria presente no álbum.  A primeira parte de um lugar carnal de se reenergizar estando ao lado de alguém, ao ponto das duas pessoas do relacionamento se juntarem e virarem “dois sóis”. Já a segunda, por sua vez, reflete sobre um amor com todos os seus desafios, analisando e respeitando os limites do outro.  

“‘Bentivi’ tem uma letra super gostosinha, de refrão fácil de pegar, no qual versamos sobre relacionamento de um jeito muito cotidiano, e eu acho isso muito bonito”, conta Jota.pê. A faixa, que ocupa a primeira posição na tracklist, foi composta por Jordan Vilas e Morgana, e conta com um videoclipe (assista aqui).

Não pare de dançar” e “Te encontrar” possuem composições de dois potentes artistas brasileiros. A primeira, feita pelo cantor e compositor Theodoro, traz em sua rítmica aspectos que relembram o xote, ritmo baiano muito admirado pelo duo. Nesta canção, o ÀVUÀ convida o cantor Cosme Vieira para acrescentar sua sanfona. A atriz e cantora Nina Oliveira chega para somar na segunda canção. Resultado de uma parceria com Jota.pê durante a pandemia, “Te encontrar” canta sobre a saudade de estar com pessoas queridas e andar pelas ruas livremente. 

Comum”, canção autoral apresentada e registrada no canal de YouTube internacional COLORS, aborda o medo em se relacionar com outra pessoa, mas, ao mesmo tempo, com a vontade de se entregar a um sentimento bonito, colocando-se totalmente à disposição do outro. “Poder participar disso foi a realização de um sonho pra gente. A partir dessa gravação que nós entendemos como um duo e resolvemos apostar nesse projeto tão lindo”, relembra Jota.pê. 

Anúncios

Fruto de criações individuais, inspiradas pela vivência de cada um, as faixas que encaminham o disco para o final se encontram em um mesmo objetivo: por pra fora uma série de percepções abstratas. “Teu Lar” concretiza a emoção de Bruna Black em estar gerando a vida de sua primeira filha, ao mesmo tempo em que “Abrigo” afaga Jota.pê em seu momento mais sensível. Esta faixa, inclusive, chegou até ser lançada pelo músico, mas sua versão oficial só veio a ser apresentada para completar o trabalho de estúdio. “Às vezes, a gente precisa conversar com nós mesmos, pois temos o costume de colocar as pessoas no colo e de entender elas, mas não fazemos isso com a gente”, conclui Jota.pê. 

Ouça Percorrer em Nós aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: