Perto de completar 41 anos, a maior tenista de todos os tempos, Serena Jameka Williams confirmou que está deixando de competir ao ser eliminada na terceira fase do US Open, no último dia 02 (sexta-feira).
Em uma reportagem da Vogue, a ex-número 1 do ranking da ATP, afirmou ter tomado a difícil decisão de dar “total atenção à família”.
“Acredite, eu nunca quis ter que escolher entre tênis e uma família. Não acho justo. Se eu fosse um homem, eu não estaria escrevendo isso porque eu estaria lá, jogando e ganhando, enquanto minha esposa faria o trabalho físico de expandir nossa família”, declarou a atleta.

Confira os números históricos de Serena Williams

23 Grands Slams
Serena é a segunda maior vencedora do troféu mais importante do tênis, o Grand Slam. Acima dela está apenas a australiana Margaret Court, que conquistou quase todos os seus 24 troféus antes da profissionalização do esporte.
Para efeito de comparação, Serena tem mais troféus de Major do que lendas como a alemã Steffi Graf (22), a tcheca Martina Navratilova (18) e a compatriota Chris Evert (18). Ela supera também referências do circuito masculino, como Roger Federer (20), Rafael Nadal (22) e Novak Djokovic (21).
39 títulos nos quatro maiores torneios do mundo
Somando troféus em duplas femininas (14) e duplas mistas (2), Serena possui a expressiva marca de 39 títulos nos quatro maiores torneios do mundo. Levando em conta somente os jogos de simples, ela é a segunda com o maior número de finais (33), apenas uma a menos que Chris Evert. É a terceira em participação em semifinais, com 40, e a recordista em quartas de final, com as mesmas 54 de Evert.
Números em torneios Grands Slams
Entre os próprios torneios, a veterana é a recordista de troféus do Aberto da Austrália, com sete conquistas. No US Open, divide o topo com Evert, ambas com seis troféus. Em Wimbledon, é a segunda maior vencedora, com os mesmos sete de Steffi Graf – Navratilova tem nove. Em número de vitórias por Grand Slam, Serena é a recordista na Austrália e no Major disputado em Nova York, com 92 e 106 triunfos, respectivamente.
4 medalhas de ouro Olímpica
Só na Olimpíada, foram quatro medalhas de ouro, três delas em duplas, em Sydney-2000, Pequim-2008 e Londres-2012
Dona da maior premiação (da época) da história do tênis
Em 2013, Serena acrescentou mais dois recordes em seu currículo vitorioso. Ela se tornou a dona da maior premiação da história – a conta se aproxima atualmente de US$ 95 milhões, cerca de R$ 484 milhões. E também se tornou a mais velha a ocupar a liderança do ranking.
Confira abaixo mais alguns feitos importantes de Serena:
- 1999: primeiro título de Grand Slam, no US Open, aos 17 anos;
- 2003: ganhou o Aberto da Austrália e completou o Grand Slam;
- 2012: foi campeã três vezes na grama de Wimbledon em menos de um mês (título em simples e duplas no Grand Slam e ouro na Olimpíada);
- 2017: último título de Major, na Austrália;
- participou de 4 Olimpíadas: 2000, 2008, 2012 e 2016;
- defendeu os EUA na Billie Jean King Cup (ex-Fed Cup) em 1999, 2003, 2007, 2012, 2013 e 2015;
- 2020: último troféu da carreira, em Auckland.