Na ultima semana a linda e cativante artista, modelo, cantora e compositora Brinsan N’Tchalá, filha de pai africano de Guiné-Bissau e mãe brasileira, estreia o seu mais novo trabalho audiovisual, o videoclipe “Leve e Solta” gravado por Amira Massabki , a canção faz parte do álbum “Respeito” (2021) da artista.
Com tema sensual e romântico, a jovem irreverente, que fez parte de toda a criação estética do filme, traz à tona o seu lado “leve e solto” como a mesma diz: “quero dar mais cor e movimento aos meus trabalhos, mostrar também esse meu lado sensual e meigo, que é um lado que muitas vezes é negado para nós artistas negras- parece que só podemos falar de dor”, explica.
Nesse novo clipe a artista sai do papel que é imposto às mulheres negras, o papel de cuidadora e o da obrigação de sempre estar em luta para dar mais liberdade ao seu eu, para além da luta e ativismo. Na verdade, escolher expressar seus sentimentos que partem de uma leveza e de humanidade acaba sendo um ativismo. Brinsan conta que escreveu essa música ainda adolescente, “um amor daqueles puros e cheios de paixão”.

O beat foi feito pelo produtor e beatmaker nigeriano Moses Ade numa parceria ÁfricaBrasil. No clipe e na música vemos uma Brinsan que fala de paixão e que está “Leve e Solta”.