TV

Documentário “Elos de Resistência” estreia no Canal OFF

Atração vai contar a história da baiana Sued Hosaná.

A baiana Sued Hosaná vai contar a sua história no documentário “Elos de Resistência”, que será exibido dia 11 de fevereiro às 20h no Canal OFF. Mulher negra, travesti, poeta, performer e cantora, Sued decidiu mostrar lugares, pessoas e grupos que fortalecem sua caminhada. Sobre as duas rodas de sua bicicleta, ela também vai apresentar suas inspirações, seus hábitos e modo de viver e pensar.

Foto: Reprodução
Anúncios

“Para mim, “Elos de Resistência” é contar a história. Afinal, o racismo já violenta demais o ato de fala de pessoas negras no Brasil, e gravar um documentário é protagonizar a própria narrativa, estabelecer símbolos sobre si que talvez sendo outro tipo de audiovisual não conseguiria, é sobre liberdade”, explica Sued, que completa “A narrativa documental é sobre criar possibilidade das pessoas se sentirem parte desse lugar de representação não por mim, mas pelos processos que são apresentados na narrativa, sobre afeto, resiliência e futuro”.

Dirigido por Mira Silva, o documentário foge do lugar comum e usa as histórias paralelas para impulsionar a trajetória de Sued. “Não podemos esquecer que vivemos num país que mais mata pessoas trans no mundo, além de ser um país racista e machista, então contar a história de uma mulher negra trans é de fundamental importância, principalmente para chamar a atenção das pessoas para a existência desses corpos e da luta do povo negro contra o racismo e a ocupação de espaços de poder”, afirma a diretora.

Ao longo do documentário, o público vai conhecer Sued e descobrir que a ioga, capoeira e até mesmo a bike foram atividades conquistadas e que a transformaram. “A ioga é um marco na minha saúde mental e física, enquanto a capoeira me remete à infância. Já a bicicleta me dá autonomia e um acesso diferente à cidade”, explica. Ela também fala sobre a potência e as problemáticas que é ser uma mulher trans e negra em Salvador e sobre o combate ao racismo estrutural. O documentário ainda visita locais como o projeto La Frida Bike, que foi o responsável pela bike que a conduz durante todo o filme, o Centro histórico da capital baiana e o bairro de Arenoso, local onde Sued mora desde pequena.

Exibição Documentário “Elos de Resistência”

Data: 11/02

Horário: 20h

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: