Mulheres Pretas que Inspiram

Bia Ferreira expõe falta de representatividade negra e lésbica na publicidade

No dia 23 de novembro a plataforma de conteúdo Influência Negra iniciou junto de Dove, Unilever e Refinery 29, uma campanha para a promoção da autoestima da mulher preta. Intitulada “Olhares Cruzados”, a campanha iniciou com um minidocumentário. Na sequência, foi lançado um episódio no podcast da plataforma e por fim, um lyric video com produção musical da multiartista Bia Ferreira, composição de Hailanny Souza, Diretora de Conteúdo do Influência Negra e animação da motion designer Vanessa Moura.

Anúncios

Em entrevista ao portal Rap Dab, Bia falou sobre a importância da representatividade de mulheres pretas e lésbicas na publicidade, “As pessoas precisam começar a entender que como a gente vive num país que é majoritariamente preto, a gente precisa pensar a publicidade, pensar os produtos, pensar formas de apresentar isso para esse público-alvo, que é um público consumidor e que é a maioria da população. Então, estou muito feliz em poder fazer parte desse projeto”.

Bia Ferreira e sua namorada a cantora e poetisa Doralice Foto: Luciano Meirelles

Protagonizam a campanha a rapper, historiadora e escritora Preta Rara; a empresária da moda e sexagenária, Cris Mendonça, conhecida por ser mãe da sua sócia na moda Ana Paula Xongani – influenciadora digital e apresentadora. Além delas, também compõe a campanha Kiara Felippe, mulher trans, DJ, podcaster e criadora de conteúdo, que vem ganhando a cena da publicidade e do audiovisual, e integra o elenco da série “A Casa da Vó”, que será lançada em dezembro pelo canal WOLO TV, com foco na representatividade negra.

A campanha, que foi dividida em três diferentes fases, teve como segunda etapa o lançamento do podcast no dia 25 de novembro. O podcast que já é um braço de conteúdo do Influência Negra, ganhou um episódio especial para possibilitar um bate-papo sobre as experiências proporcionadas pelo documentário, e também permitindo a ampliação do público à essas narrativas. “Acredito que trazer essa conversa e este encontro virtual entre as três protagonistas da campanha foi importante para a unicidade da narrativa entre elas, além de termos a possibilidade de ampliarmos o acesso ao conteúdo. Isso devido à questões de acesso tecnológico, já que nem toda população negra tem acesso à internet de qualidade para assistir à um vídeo de meia hora, mas conseguem mais facilmente ter acesso à um podcast”, comenta Nathália Braga, Diretora de Áudio do Influência Negra e uma das apresentadoras do podcast.

A campanha foi 100% produzida por profissionais negros de diferentes áreas, e é promovida pela hashtag #DovePelaAutoestima no Brasil, sendo parte de uma campanha global de conteúdo de Dove em parceria com Refinery29 – multinacional de mídia digital focada em empoderamento feminino – e outros parceiros de conteúdo digital.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: