O Movimento de Equidade Racial (MOVER) ganhou status de Associação e, desde ontem (8), uma sede em lugar que não poderia ser mais simbólico: a avenida Barão de Tefé, na região do Centro do Rio conhecida como “Pequena África”, parte do Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana. A sede fica no prédio da L’Oréal, uma das empresas signatárias do Movimento.
O local foi escolhido devido a sua importância histórica para o movimento negro. “A ‘África em miniatura’ foi o termo cunhado pelo intelectual e a artista plástico negro, Heitor Dos Prazeres, para descrever a região na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro, cujo a riqueza cultural material e imaterial negra é perceptível. Seja nas associações negras ali presente, nas casas de mulheres do gabarito de Tia Ciata, matriarca do samba, ou nos encontros ao redor da pedra do sal. Na região fica sitiado o Cais do Valongo, considerado o maior porto de desembarque de escravizados das Américas. Sua importância histórica não diz respeito somente a História nacional brasileira, tendo consagrada notoriedade mundo afora. Não à toa seus vestígios materiais foram considerados pela UNESCO em 2017 como patrimônio mundial da humanidade” explica Alcino Amaral, historiador, pesquisador e mestrando em História pela UFF.
Segundo Marcelo Zimet, Presidente da L’Oréal Brasil, a escolha do local como Sede reforça o compromisso da Companhia com a promoção da equidade racial: “Nós na L’Oréal estamos super comprometidos com temas relacionados à diversidade e inclusão, pois sabemos que ambos são fundamentais para transformarmos não apenas o país, com também o nosso negócio aqui no Brasil”.
O MOVER conta hoje com 47 empresa associadas, unidas no combate ao racismo estrutural na sociedade e à desigualdade racial no ambiente corporativo. O grupo assumiu o compromisso público de criar 10 mil novos cargos de liderança para profissionais negros em seus quadros até 2030, além de gerar oportunidades para 3 milhões de pessoas por meio de bolsas de estudo, mentorias e conexão com o mercado de trabalho.

“Estamos muito felizes de inaugurar a Sede do MOVER dentro da Sede da L’Oréal Brasil, que fica numa região conhecida como “Pequena África”. Sempre falamos de conhecer o passado para poder mover e planejar hoje o futuro que queremos. Então estar nessa região e entender um pouco mais a herança africana e todo o nosso passado, sem dúvidas, tem um simbolismo muito forte”, afirma Marina Peixoto, Diretora Executiva do MOVER.