Na tarde do ultimo sábado (12), no bairro do Leblon, no Rio, o jovem Matheus Ribeiro estava aguardando sua namorada em frente ao Shopping Leblon, quando foi abordado por um casal de jovens brancos que já chegaram o acusando de roubar a sua própria bicicleta, o rapaz cegou e disse “Você pegou essa bicicleta ali agora, não foi?”, e logo em seguida garota disse “É sim, essa bicicleta é minha!”.

O rapaz ainda insistiu ainda em provar que a bicicleta não era de Matheus mas ele tinha como provar de varias formas, por fim ele “toca” o casal que sai andando frustrado ainda tentavam justificar o seu ato racista com Matheus.
O jovem fez um post nas suas redes sociais, onde relatou o fato e desabafou sobre o ocorrido, confira um trecho:
“Moral da história, esses filhos da puta não aguentam nos ver com nada, no mesmo lugar que eles?! Piorou. Eu não era alguém pedindo esmola ou vendendo jujuba… Um preto numa bike elétrica?! No Leblon???! Aaah só podia ser, eu acabei de perder a minha, foi ele…”

“São coisas que encabulam o racista. Eles não conseguem entender como você está ali sem ter roubado dele, não importa o quanto você prove”.
No final da publicação ele ainda deixa um recado para nos pretos e pretas, “E pra você, que é pretin igual eu, seja cuidadoso ao andar em lugares assim. Eles vão te culpar, pra depois verem o que aconteceu”

O vídeo gerou grande repercussão nas redes sociais e mostra o quanto ainda o racismo estrutural presente no pais ainda e nocivo e atige fortemente nosso povo, os comentários nas redes repudiando a forma de abordagem sofrida por Matheus.