O jovem João Pedro Mattos de apenas 14 anos foi baleado durante uma operação que evolvia as polícias Federal e Civil em uma ação para cumprir dois mandados de busca e apreensão de lideres de uma facção criminosa.
Segundo os agentes policiais houve confronto com fugitivos que chegaram a arremessar granada contra os policiais, durante o confronto João Pedro estava brincando com primos e amigos dentro de casa quando foi atingido, foi socorrido e levado de helicóptero e recebeu atendimento de médicos do Corpo de Bombeiros , infelizmente não resistiu, duas testemunhas foram ouvidas apenas e uma pericia já foi realizada.

Família ficou sabendo da informação apenas nesta manhã de que o corpo do jovem está no IML de São Gonçalo, durante o socorro nenhum familiar pode acompanhar o jovem. Os policiais foram ouvidos e suas armas apreendidas para confronto balístico.
O jovem Iago Cesár de 21 anos também foi encontrado morto em Acari e assim como João foi vitima da violência policial.

O nome de João Pedro entra para a lista de jovens pretos e favelados mortos de maneira cruel em tais confrontos, o caso que lembra o da jovem Ágatha morta por policiais durante ação, o genocídio preto continua em meio a uma pandemia.