cinema Sem categoria

10 filmes com protagonistas negros para assistir na ‘quarentena’

Uma lista de filmes para assistir durante esse período de isolamento social.

Estamos vivendo em uma pandemia, por conta disso todos precisamos ficar em casa tendo o menor contato possível com outras pessoas para que o coronavírus não se espalhe mais ainda. Mas tanto tempo dentro de casa pode não ser tão bom, estamos sendo bombardeados por notícias que aumentam a tensão e precisamos achar coisas para distrair a mente. É por isso que durante essa semana o Cultura Preta vai trazer listas de conteúdos para te ajudar a sair dessa rede de notícias e também matar o tédio quando for preciso. A lista de hoje é: filmes!

1. Pantera Negra

Começando pelo óbvio, mas para quem gosta de filme de super heróis é sempre uma boa pedida não é mesmo? Pantera Negra é o primeiro filme do Universo Cinematográfico da Marvel protagonizado por um herói negro.

2. Django Livre

Muitas pessoas tem problemas (muito compreensível) com Tarantino, mas é fato que quem gosta de filme com matança e muito suco de groselha, esse pode ser um bom filme para esquecer do mundo lá fora. Além de contar com uma preciosíssima atuação de Jamie Fox.

3. Corra!

Claro que não poderíamos deixar de fora o diretor do momento né. Entre indicar Corra! e US, é um eterno tanto faz, porque Jordan Peele faz um trabalho espetacular em ambos os filmes. Indico Corra! por ter uma relação afetiva maior com o filme, mas a maior indicação desse tópico é assistir o trabalho de Jordan Peele.

4. Dope

Um nerd tenta sobreviver em um bairro violento, sua vida acaba mudando depois de ser convidado para uma festa clandestina onde ele se envolve com coisas mais pesadas do que podia imaginar. Dope é um filme divertido para quem não quer pensar muito, mesmo assim tem uma boa história e vale muito a pena de ser visto.

5. O Ódio Que Você Semeia

Provavelmente o filme mais pesado dessa lista até aqui. Ele é baseado no livro de mesmo nome, pode gerar gatilhos em pessoas que são sensíveis quando se trata de racismo na sua forma mais cruel. Starr é testemunha do assassinato de seu melhor amigo de infância, encarando a pressão de todos os lados da comunidade, ela precisa encontrar sua própria voz e defender o que acha certo.

6. Jogada Certa

Para balancear com o filme pesado dito anteriormente, trago um romance leve para quem quer só se distrair. Uma fisioterapeuta se apaixona pelo jogador de basquete a quem está ajudando a se recuperar de uma lesão que ameaça a sua carreira.

7. Um Príncipe em Nova York

Um clássico da comédia. Eu poderia citar aqui qualquer filme do Eddie Murphy que ficaria satisfeito, porque sei que você com certeza vai rir. Mas escolho Um príncipe em Nova York porque a comédia dele além de tudo é sarcástica, falando coisas que são a frente da época em que foi feito. Um Príncipe em Nova York 2 está programado para ser lançado em 2020, veremos se a data será alterada devido a paralisação mundial por conta da pandemia.

8 . Café com Canela

Não podia deixar de mencionar filmes brasileiros. Café com canela é um filme sensível que se passa no recôncavo baiano, o longa é um dos poucos filmes da história do cinema brasileiro dirigido por uma mulher negra, que nesse caso é a Glenda Nicácio. O filme segue a vida de Margarida e Violeta, que quando se reencontram passam por um processo de transformação marcado por visitas, faxinas e cafés com canela.

9. Mundo Cão

Em 2007, antes de ser sancionada a lei que proíbe o sacrifício de animais abandonados, Santana é um funcionário do Departamento de Combate de Zoonoses, que trabalha recolhendo cães de rua. Alguns dias depois de ter encontrado um enorme cachorro, o dono aparece para recuperá-lo, mas já é tarde para isso. O homem culpa Santana pelo ocorrido e trama uma vingança contra ele. O filme é protagonizado por Lázaro Ramos e é um dos melhores filmes brasileiros para se emocionar e se divertir.

10. Homem-aranha no Aranhaverso

Trago mais um filem de super-herói, dessa vez uma animação. Todo jovem negro que lê/lia quadrinhos nos anos 2010 sempre se identificou com o Miles Morales. O personagem foi criado em 2011 , caiu no gosto do público e em menos de 10 anos já ganhou sua primeira adaptação cinematográfica (depois de sete filmes do homem-aranha Peter Parker). O filme tem uma ótima história, a técnica de animação é espetacular, além de ver o Miles salvando o mundo, e quando não está fazendo isso, está curtindo com os amigos, desenhando e ouvindo rap.

Menção Honrosa

Confere também essa trhead do Yuri Costa com curtas do cinema negro brasileiro que estão disponíveis para todo mundo ver

Veja também as outros listas:

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: