Nesta sexta o apresentador foi duramente criticado nas redes sociais devido sua fala racista com o atleta Leonel Diaz.
Na situação o repórter Tiago Scheuer estava entrevistando pessoas que usam a linha vermelha do metro de SP, falando sobre as dificuldades do usuários do transporte publico, veja a situação:
Após o jornal e repercussão do assunto o jornalista se explicou:
“Perguntei aquilo porque é o clube que eu frequento todos os dias e jogo bola, rebato bola com todos aqueles garotos que usam camiseta daquela forma. E por isso achei que ele era um deles. Não existe preconceito. Não existe racismo. Quem fala e quem escreve é que é.”
Rodrigo fez algo comum entre as pessoas acusadas de racismo em sua nota, ele ataca que viu o seu racismo institucional de ver um garoto negro com a camisa de um clube de elite e nem se quer ao menos perguntar qual sua atividade no clube e logo já o associar a um “catador de bolinhas” do clube como o próprio disse.
E se fosse uma pessoa branca, ela seria associada a uma catadora de bolinhas do clube, provavelmente não, e nos sabemos que não iria, isso e o racismo institucional, aquele que sempre coloca o negro e posição de servidor ou de submisso. Um homem negro com a camisa de um clube de elite não e considerado atleta quando e visto por pessoas que frequentam aquele mesmo clube, ao menos que possa provar como o próprio Leonel fez ao mostrar o que estava escrito na parte de trás da sua camisa, veja um vídeo com o exemplo na pratica do Governo do Parana feito para combater o racismo institucional: