A tradicional cerimônia do Oscars desse ano foi marcada vitórias inéditas, como por exemplo o filme sul-coreano “Parasita” que venceu em 4 categorias, “Melhor Filme“, “Melhor Diretor“, “Melhor Filme Estrangeiro” e “Melhor Roteiro Original“, sendo a primeira vez que um filme estrangeiro (fora dos EUA) vence a estatueta na categoria de melhor filme.

A animação “Hair Love” de Matthew A. Cherry e direção do mesmo com Karen Rupert Toliver levou a estatueta na categoria “Melhor Curta Metragem de Animação”, o curta mostra um pai negro aprendendo a arrumar o cabelo de sua filha também negra. Matthew que e ex-jogador da NFL falou sobre o curta, disse que a ideia do mesmo e para “ver mais representatividade nas animações e normalizar o cabelo negro” e também disse “Nosso maior desafio foi manter essa alegria que atraía as pessoas a esses vídeos para começo de conversa. Estar aqui, fazendo isso com cabelo negro e famílias negras, é literalmente um sonho”

Matthew também surpreendeu o garoto DeAndre Arnold, um jovem negro que foi impedido de estar na sua formatura do ensino médio por causa de seus cabelos dreads.
