Uma inédita conquista aconteceu para a comunidade negra americana, pela 1ª vez na historia das competições nos EUA, os três principais concursos do país, Miss USA, Miss America e Miss Teen USA, elegeram mulheres negras como as mais bonitas.

Cheslie Cryst Venceu o Miss EUA, ela havia sido coroada Miss Carolina do Norte EUA 2019 , tornando-se a terceira mulher da Carolina do Norte para ganhar Miss EUA. Fora de sua carreira em pompa, Kryst é um advogada.
Kaliegh Garris tem 18 anos e foi coroada Miss Teen 2019, Garris já havia sido coroada Miss Connecticut Teen USA 2019, ela é a segunda participante de Connecticut a ter sido coroada Miss Teen USA.
Nia Imani Franklin e compositora e venceu o Miss America 2019, . Em junho de 2018, ela foi coroada Miss Nova York 2018.

A importância da representatividade negra em concursos de beleza se faz cada vez mais necessária e ver as 3 mulheres negras vencerem os principais concursos de beleza em um país onde quase toda a beleza exportada pelas mídias e branca, fez com que as mulheres pretas sejam cada vez mais reconhecidas e se sintam mais bem representadas na moda, nas passarelas e principalmente na vida, ver mulheres semelhantes a elas com as faixas de misses faz com que sua auto-estima e pensamento sobre mulheres bonitas não seja só o da mulher branca que foi maioria das vezes representada como a mulher bonita e o exemplo de beleza, mas que a mulher preta também é e sempre foi, não são aquela imaginem hiper-sexualizada ou a mulher “da cor do pecado”.
Nos EUA as mulheres negras a cada dia que passa estão mais emponderadas e cada vez mais presentes em espaços antes quase não frequentados, e o cenário musical que já é dominado por artistas negros, a moda está no mesmo caminho, mas não só com modelos, mas também estilistas, marcas de pessoas negras e produtores artísticos negros.