No ultimo domingo (5) na Arena do Grêmio foi realizada a partida Grêmio e Fluminense válida pelo Campeonato Brasileiro, a partida terminou 5×4, e alem dos 9 gols que a partida teve, infelizmente tivemos mais um caso de racismo dentro do futebol.
O atacante Yony González foi vitima de ofensas racista por parte de torcedores do Grêmio durante a comemoração de seu gol na partida, e infelizmente faz com que a torcida do Grêmio e até mesmo os sulistas ganhem mais a fama de racistas. O Grêmio assim como o Fluminense postaram em suas redes sociais sobre o ocorrido:
Infelizmente ainda temos uma cultura onde essas atitudes por parte de torcedores são “normais”, como se dentro do estádio esse desrespeito fosse aceito, gritos de bixa e cânticos que contem ofensas homofóbicas muitas vezes são cantadas em alto e bom som sem pudor nenhum, e claro que não são todos os torcedores também, estamos falando de uma parcela de torcedores que insiste que este tipo de gritos são normais e aceitáveis, os xingamentos já são normais do jogo, na verdade, de vários esportes, porem e preciso manter o respeito e a postura dentro e fora dos gramados ou quadras ou pistas! O esporte e para nos curtimos, para os jogadores jogarem e se divertirem.
Racismo e crime no Brasil porem e muito difícil vermos alguém ser punido neste crime, o próprio Grêmio já teve igual contra o Santos, onde o goleiro Aranha na época atuando pelo time da baixada santista foi chamado de macaco por uma torcedora que foi flagrada pelas câmeras da transmissão gritando para o goleiro.
Deixamos aqui nossa solidariedade a Yony. e esperamos que a CBF tome alguma atitude que seja de exemplo para os torcedores do Grêmio e para as outras torcidas do pais, não cabe mais racismo dentro de lugar nenhum.