Musica

Ana Preta reúne gerações do rap feminino em novo clipe

“Volume Nesse Som” tem feats de Rose MC e Ieda Hills.

Um boombap redondo, “Volume Nesse Som”, nova música de trabalho de Ana Preta, tem a pegada do baile black de outrora, mas nem por isso deixa a modernidade de lado. Com os típicos riscos, lírica atual e rimas pesadas do boombap, a produção musical garante a sonoridade atual com uso de autotune e um beat pop que favorece os passos de street dance. 

Anúncios

A faixa, presente no álbum de estreia da cantora, é uma parceria de Ana com duas mulheres históricas do Hip Hop verde-amarelo: Rose MC e Ieda Hills. Rose, uma das precursoras femininas do rap paulistano, já tem 37 anos na caminhada da música e lançou o álbum de estreia este ano; já Ieda, nome essencial dos primórdios do rap produzido no Grande ABC, é conhecida de longa data de quem acompanha o movimento – lembra dos backing vocals do clássico “Sr. Tempo Bom”? Pois é, uma daquelas vozes é de Ieda. Com tal longevidade de carreira e importância, seria impossível resumir em poucas linhas a relevância da parceria de Ana Preta com duas baluartes do calibre de Rose e Ieda.

O videoclipe, gravado no Largo São Bento, um dos berços do movimento Hip Hop nacional, está cheio de “easter-eggs” referenciais à história da expansão do rap brasileiro e traz figuras emblemáticas da cultura com a presença do DJ Maxnosbeatz, produtor de “Volume Nesse Som”, do rapper Thaíde, prestes a completar 40 anos de música, Nelson Triunfo, icônico dançarino de break e soul, e “pai” de toda uma geração de dançarinos. O clipe tem também a reunião de grupos que andam de patins e da dança de rua. 

A dança, aliás, foi a primeira entrada de Ana Preta na música. Dançarina e coreógrafa, a artista deu início à carreira no meio musical sendo uma das dançarinas do programa Manos e Minas, veiculado pela TV Cultura e verdadeira vitrine para a música negra nacional. O DNA da dança corre nas veias de Ana Preta, que faz questão de ter um grupo de dançarinos nos shows ao vivo e explorar essa linguagem do Hip Hop em todos seus vídeos. Como ela comenta, suas músicas são escritas e produzidas já pensando nos passos que acompanharão as batidas.

Com todos os elementos básicos do Hip Hop afiados – MC, DJ, breakdance e grafite -, o vídeo de “Volume Nesse Som” traz os componentes extras da trajetória própria de Ana Preta: flow diferenciado, figurinos autênticos e swag, muito swag.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: