Educação

Google lança programa para capacitar criadores de conteúdo negros na web 

Em parceria com a startup Creators LLC, o Black Creator Program vai selecionar 100 criadores negros em início de carreira que receberão mentoria para criar o próprio site e gerenciar sua presença digital. As inscrições vão até 25 de setembro.

O Google abre hoje as inscrições para o Black Creator Program, uma iniciativa inédita no Brasil e dedicada a capacitar criadores de conteúdo negros que estão em início de carreira. Em parceria com a Creators LLC, startup que conecta criadores de conteúdo a empresas, a iniciativa vai selecionar 100 produtores de conteúdo em todo o Brasil, que receberão mentoria profissional para criar o próprio site e gerenciar sua presença na web. O objetivo é incentivar a produção de conteúdo feita por pessoas negras  e promover mais diversidade na internet e na Busca do Google. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até dia 25 de setembro.

Anúncios

Para participar do programa, é necessário que os interessados se autodeclarem negros, tenham mais de 18 anos e estejam produzindo conteúdo de qualidade frequentemente para redes sociais no último ano. Os candidatos podem ser pequenos criadores de conteúdo e ainda não ter um site publicado. Isso porque, durante o programa, eles criarão seu próprio site, terão mentorias com influenciadores e criadores de conteúdo, com quem aprenderão a usar as melhores ferramentas para monetizar e definir métricas de sucesso. 

Entre outubro de 2022 e abril de 2023, os criadores selecionados receberão ainda um apoio financeiro individual de até R$ 9.000 ao longo do programa, conforme cumpram as etapas da iniciativa, além de suporte à saúde mental e de bem-estar por meio de iniciativas de integração propostas pela AfroSaúde healthtech especializada em saúde mental de pessoas negras.

Iniciativa inédita no Brasil

Essa é a primeira vez que o Google oferece no Brasil um programa focado na capacitação da comunidade negra na produção de conteúdo para web aberta. “Queremos fornecer aos criadores as ferramentas para dar vida às suas histórias na internet, ajudando a criar o próprio site e incentivando a produção de conteúdo mais representativo e de qualidade para o ecossistema da web e, consequentemente, para a própria Busca do Google”, diz Alex Bunning, gerente de parcerias estratégicas para a Busca do Google. 

Para Nohoa Arcanjo, co-founder e Chief Growth Officer da Creators LLC, responsável pela execução da iniciativa, o Black Creator Program pode ajudar os criadores negros a se profissionalizarem como criadores de conteúdo. “As pessoas estão buscando viver do compartilhamento de suas paixões, ter autoridade em algo e levar isso pra frente. Porém, ao mesmo tempo que crescem, poucos conseguem, de fato, se monetizar e viver disso. Com o Black Creator Program, a comunidade negra terá ajuda para se inserir no mercado como criadores de conteúdo”, afirma.

Durante o programa, especialistas de diferentes áreas vão ministrar cursos e darão consultorias a fim de estimular ainda mais a criatividade e o talento dos criadores. O embaixador da iniciativa será Spartakus Santiago, publicitário e apresentador da MTV, que acumula cinco anos de criação na internet e para grandes marcas. “Essa será uma excelente oportunidade para que criadores pretos aperfeiçoem seus conhecimentos em conteúdo. Estou muito feliz em fazer parte do time e ajudá-los no impulsionamento das suas carreiras”, comenta Spartakus.

Entre os mentores escolhidos para guiar os criadores de conteúdo selecionados pelo programa, estão Alê Garcia, um dos 20 creators negros mais inovadores do país segundo a Forbes; Julia Reis, DJ e jornalista cultural voltada à cultura do rap e hip hop; Aline Guedes, chef culinária e ex-participante do reality show “Mestre do Sabor”; Fabiano Gomes, criador sobre moda masculina e dono do portal “O Cara Fashion”; e Joicy Eleny, criadora focada em beleza e moda, e embaixadora de grandes marcas do segmento. 

Anúncios

Serviço

Black Creator Program 

Período: outubro de 2022 a abril de 2023.

Inscrições: até o dia 25/09. Para participar da seleção, basta acessar o link oficial e preencher o formulário. As aulas começam em outubro deste ano. 

Quem pode se inscrever:  

Criadores brasileiros pretos ou pardos, maiores de 18 anos, que estejam produzindo conteúdo frequente em redes sociais há pelo menos 12 meses. Para um melhor aproveitamento das aulas, é necessário ter um computador e conexão à internet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: