Novidades

Taslim e Luiza Nobel trazem o poder da mulher negra em turnê especial por São Paulo e Rio de Janeiro

“Anastácia Tour” celebra a parceria das cantoras homenageando Anastácia e mulheres negras cantoras e compositoras, como Elza Soares, Dona Ivone Lara e Ludmilla com shows nos dias 16, no Aparelha Luzia (SP), e 25 de julho, na Casa do Nando (RJ).

Após a parceria bem-sucedida com o single “Anastácia”, a carioca Taslim e a cearense Luiza Nobel vão ganhar os palcos do país com o lançamento da turnê “Anastácia Tour”, que começa com shows nos dias 16, sábado, no Aparelha Luzia, em São Paulo, e 25 de julho, segunda-feira, na Casa do Nando, no Rio de Janeiro, ambos às 21h.

Anúncios

As artistas decidiram realizar o projeto que rompe barreiras de espaço e tempo, homenageando Anastácia e outras mulheres negras cantoras e compositoras, como Elza Soares, Dona Ivone Lara e Ludmilla. Incluindo canções autorais das artistas e versões de músicas conhecidas, a turnê tem o seu ponto de partida em julho a fim de celebrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25. 

No dia 16, a apresentação contará com a participação especial da cantora e compositora Zeferina e DJ Da Lu. Já no dia 25, terá a cantora, artivista e pesquisadora da musicalidade negra Azula, a cantora, atriz, DJ, apresentadora, modelo, mestra de cerimônia, produtora e ativista pelos Direitos Humanos das pessoas trans e negras Yara Canta e a DJ, estilista, produtora musical e cultural, pesquisadora das culturas de matrizes afro-brasileiras e africanas diaspóricas Bieta.

Início da parceria

Em fevereiro de 2022, a carioca Taslim e a cearense Luiza Nobel lançaram o clipe afrofuturista Anastácia (Mimoso Remix), que apresenta mundos distópicos e viagens no tempo, com sonoridade inspirada no pagodão e nos beats modernos da Bahia. Com roteiro escrito pela própria Taslim e figurino assinado por Luiza, o vídeo e a música são uma homenagem à mulher que ficou conhecida como Escrava Anastácia, uma importante personagem da história brasileira que tinha sua face coberta por uma máscara de ferro e se tornou símbolo de resistência entre o movimento negro. 

O feat entre as duas artistas aconteceu no lançamento da versão remix da canção Anastácia, que foi produzida pelo produtor musical baiano Filipe Mimoso. A canção original faz parte do primeiro álbum de Taslim, Pretambulando. Nele, a artista leva os ouvintes por uma viagem musical pela história do povo preto. Passeando pelo afropop e soul, o disco traz canções autorais que carregam mensagens de representatividade do ponto de vista de uma mulher negra. Temas como amor, identidade e ancestralidade dão o tom da experiência musical, que contou com a produção de Roger Fraiha e William Magalhães.

Já Luiza Nobel vem trabalhando seu projeto #PretaPunk desde 2020, a partir da sua estreia com o lançamento de Estamos Bem, single produzido pela produtora e cantora Mahmundi. Com o desenvolvimento de um repertório autoral com influências do rap, pop, soul, jazz, blues, reggae, trap e R&B, a artista protagoniza e conta suas vivências, se apropriando do conceito do “faça você mesmo, não tente se encaixar no padrão do movimento punk”. Para ela, que já abriu o show de Elza Soares em Fortaleza, é muito importante ter mulheres negras realizando trocas e se fortalecendo. 

Anúncios

Taslim, que tem como conceito guia de seu trabalho o afrofuturismo, acredita que essa é uma oportunidade de construir um outro futuro em que mulheres negras já movimentaram a sociedade, parafraseando a famosa frase de Angela Davis. “Para que as desigualdades acabem lá na frente, precisamos começar a construir agora. Então, ter duas mulheres negras de diferentes localidades do país no palco cantando outras mulheres negras e ainda seus projetos autorais é muito potente e transformador”, conclui a artista.

Serviço:

Anastácia Tour

Aparelha Luzia

Endereço: rua Apa, 78, Campos Elíseos, São Paulo – SP

Data e horário: Dia 16 de julho (sábado), às 21h

Entrada: pix colaborativo (chave: anastaciaemtour@gmail.com)

Casa do Nando

Endereço: Rua Camerino, 176, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Data e horário: Dia 25 de julho (segunda-feira), às 21h

Entrada: R$ 10,00 (ingressos em https://www.sympla.com.br/evento/anastacia-tour-no-rio/1638443)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: