Educação

Universidade Zumbi dos Palmares cria canal de desconstrução do racismo com apoio tecnológico da Vivo

Clientes da Vivo em SP terão acesso ao canal.

A Vivo disponibilizará infraestrutura de SMS para auxiliar a Universidade Zumbi dos Palmares na divulgação de seu canal de desconstrução do racismo, serviço desenvolvido e operado pela startup de equidade racial da instituição, a HelpZ. Inicialmente, os clientes da Vivo em São Paulo que enviarem um SMS com a palavra “SOS” para o número 1120 serão direcionados ao site da plataforma Acolhe, um espaço exclusivo e seguro de atendimento, desenvolvido pela Universidade, com informações sobre o tema e a possibilidade de apoio jurídico e psicológico para vítimas de racismo e injúria racial.

Anúncios

Por meio do SMS, o usuário terá acesso ao site da Acolhe, onde se darão as próximas etapas. Quem estiver em busca de informações, encontrará conteúdos sobre comportamento, visão e atitudes racistas. Já aqueles que procuram atendimento jurídico ou psicológico terão acesso ao acompanhamento dos times de especialistas da universidade, que receberão as demandas a partir da triagem inicial feita por um chatbot com Inteligência Artificial, treinado para identificar e encaminhar os casos de acordo com a urgência, necessidade e especificidade do acolhimento à vítima.

Diversidade e inclusão na Vivo

Em 2018, a empresa lançou o Programa Vivo Diversidade, pautado nos pilares de Gênero, LGBTI+, Raça e Pessoas com Deficiência, para assegurar uma cultura mais inclusiva e um ambiente mais diverso e representativo. Além de colocar em prática ações afirmativas, a empresa acredita que o tema diversidade precisa ser abordado com frequência e profundidade, em diferentes fóruns, a fim de reforçar o compromisso e posicionamento da companhia. Pensando nisso, foi criada a Jornada Vivo Diversidade, com temas que são discutidos com toda a empresa. Cada assunto é acompanhado do lançamento de uma nova ação, política ou benefício. 

A Jornada Vivo Diversidade dedicou o último trimestre de 2021 a temas raciais, debatendo com seus colaboradores essa conceitos como Colorismo, Letramento Racial e Empreendedorismo Negro. “É um assunto de extrema relevância e nós ampliamos essa conversa, trazendo nosso público interno para refletir junto com a gente. Acreditamos que todos precisam fazer a sua parte, com iniciativas para reforçar o compromisso com a diversidade e a inclusão. Dessa forma, temos ações contundentes para mudar a realidade, que entendemos como responsabilidade de toda a sociedade”, destaca Niva Ribeiro, VP de Pessoas da Vivo.  A Vivo também estimula seus fornecedores a partilhar das práticas inclusivas da companhia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: