Moda

Moda Nordestina ganha destaque com o Nordestesse no Mundo Moda Magalu

Hub que incentiva o trabalho de novos designers do Nordeste chega com exclusividade no Mundo Moda Magalu.

Em mais um importante passo na sua missão de digitalizar o varejo brasileiro, o Magazine Luiza anuncia a chegada do Nordestesse no SuperApp Magalu em janeiro de 2022. O hub traz com exclusividade ao portfólio Magalu 18 novas marcas de produção artesanal com moda feminina, masculina e infantil.

Foto: Reprodução
Anúncios

O Nordestesse é um hub criativo, idealizado pela jornalista baiana Dainela Falcão, que fomenta empreendedores e criativos dos nove estados do Nordeste, com ênfase na estética autoral e no resgate de tradições, saberes e matérias-primas da região. O objetivo é abrir portas e disseminar o design autoral e as expressões artísticas populares que resgatam a identidade ancestral daquele povo, valorizando tradições, crenças e costumes.

“Esta união reforça a missão do Magalu como catalisador da digitalização do varejo no Brasil e também seu posicionamento como um destino de moda completo e acessível, que valoriza a moda brasileira”, comenta Silvia Machado – Diretora Executiva de Moda e Beleza Magalu. Abraçando o Nordestesse, o Magalu abre espaço e oportunidade para novos nomes da moda nacional, além de capacitar e promover autonomia digital para pequenos empreendedores. “O objetivo é fomentar a moda nacional e promover visibilidade e suporte para pequenas marcas, além de oferecer aos consumidores produtos autorais de forma acessível e democrática”, completa a executiva.

Após 35 anos trabalhando nos principais veículos de moda, lifestyle e negócios do país, Daniela Falcão decidiu usar sua expertise para ajudar a fortalecer as raízes criativas do nordeste. Para compor o portfólio Nordestesse para o Mundo Moda Magalu, a empresária aposta em marcas autênticas, que seguem propósitos convergentes com a filosofia da empresa e também traduzem a singularidade regional, longe de serem caricatas, desenvolvendo uma moda cheia de bossa, genuína e global ao mesmo tempo.

A Meninos Rei, por exemplo, foi criada em Salvador, em 2015, pelos irmãos Céu e Júnior Rocha. A marca já nasceu quebrando padrões do vestuário masculino, reverenciando a ancestralidade, tendo como base os tecidos africanos, com modelagens ousadas e fora do óbvio. Hoje, desfilam no SPFW, integrando o Projeto Sankofa, que apoia afroempreendedores na moda. Suas criações já foram usadas por Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Lazaro Ramos e Adriane Galisteu.

Já as bolsas de crochê com detalhes em palha de carnaúba da cearense Catarina Mina conquistaram clientes apaixonadas no Brasil e internacionalmente graças às tramas impecavelmente realizadas pelas artesãs que trabalham com Celina Hissa, sua fundadora. A marca foi pioneira em abrir seus custos, deixando claro quanto paga a cada artesã, iniciativa que rendeu o prêmio Vogue EcoEra em 2015 e, em 2016, o Brasil Design. A marca cearense possui também o Projeto Ole Rendeiras, que produz peças de renda de bilro em regime de cooperativa.

Foto: Reprodução

Em total sinergia com a diversidade apoiada pelo Magalu, a DePedro é outro destaque do Nordestesse no SuperApp. A marca handmade e slow fashion tem suas raízes no Seridó, no sertão do Rio Grande do Norte. Ainda que possa ser definida como uma marca masculina, suas camisas bordadas, túnicas e shorts de crochê vestem todos os gêneros e corpos. As peças feitas de matéria-prima sustentável buscam inspiração no regionalismo, exaltando técnicas tradicionais do sertão. A marca atua gerando impacto social na região e tem como missão humanizar a cadeia produtiva, formada por 220 artesãos que trabalham do interior ao litoral, entre crocheteiras e rendeiras de bilro, renascença e labirinto. Também desenvolvem projetos com presidiárias apoiado pelo Governo do Rio Grande do Norte e Sebrae-RN.

A Ateliê Mão de Mãe também é um destaque do Nordestesse. Ela é uma marca autoral soteropolitana, que nasceu durante a pandemia com a missão de destacar a riqueza do artesanal e do trabalho colaborativo. O crochê que foge do óbvio é seu carro-chefe, com mix de cores e materiais inusitados. Comandada por Vinicius Santana e Patrick Fortuna, a marca também compõe o projeto Sankofa no SPFW. Suas criações já vestiram celebridades como Isis Valverde, Fernanda Paes Leme, Rafa Kaliman, Camilla de Lucas e Pabllo Vittar.

Anúncios

Estas e outras marcas como Ole rendeiras, Dendezeiros, Santa Resistência, Gonzalo, Gefferson Vilanova Label, Munira e Baba também estarão disponíveis no espaço exclusivo do Nordestesse no SuperApp Magalu a partir de janeiro/2022.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: