Empreendedorismo Negro

Educadores financeiros negros dão dicas para 2023

Especialistas listam métodos de organização financeira para quem quer garantir realização de metas e sonhos.

O início de ano sempre chega acompanhado de um entusiasmo de planejamentos e práticas de ações necessárias para atingimento de metas, como por exemplo: a compra da casa própria, o carro ou a viagem dos sonhos. Mas é necessário se organizar financeiramente para atingir esses desejos sem acumular dívidas que podem vir a causar transtornos.

Anúncios

A compulsão por compras pode dar muita dor de cabeça. Além de geralmente ser acompanhada de endividamento, a falta de controle na hora de gastar pode prejudicar ainda mais a vida do devedor. Se a intenção é ajustar o orçamento e viver 2023 com as contas equilibradas, certamente você não está sozinho.

Investir em educação financeira é o primeiro passo para mudar a relação com o dinheiro. Veja dicas de quem entende do assunto e pode te ajudar nesse próximo ano:

Planejamento

O primeiro passo é entender a atual situação e achar pontos fortes e fracos para corrigir os erros orçamentários através da criação de metas. A reserva de emergência é o passo zero. Um fundo DI ou diretamente no Tesouro SELIC. Para tal, abrir  conta em uma corretora é essencial. A maneira mais simples para começar a guardar dinheiro é tendo um objetivo claro. Dessa forma, voltamos a importância da criação de metas.”Clara Sodré – Analista de Alocação e Fundos da XP Inc.

Foto: Reprodução

Organização

“O passo inicial para organização financeira é mensurar as ”entradas” e ”saídas” de valores. A partir daí, fica mais fácil analisar. A organização em todas as esferas é importante para ter melhor aproveitamento. Quando o assunto é dinheiro, a organização financeira é uma alavanca para realização de objetivos a curto, médio e longo prazo. No curto, a organização ajuda a ter recursos em momentos inesperados, super eventualidades financeiras. No médio, ajuda a realizar sonhos como viagens, compra de imóvel, carro, etc. No longo, contribui muito para uma aposentadoria saudável. Na média, brasileiros acima de 65 anos são dependentes financeiramente, a organização financeira nos ajudará a ser independentes!” Ednar Sacramento – Coordenador Comercial no departamento Advisory Academy da XP Inc.

Reserva de emergência

“Para se ter uma boa organização financeira, é essencial que, a partir do seu custo de vida, a pessoa inicie a construção de um fundo de emergência. A pandemia nos mostrou que nem sempre estamos preparados para lidar com situações inusitadas e, por este motivo, ter uma reserva é essencial. Pensando nisso, a minha principal dica é para que as pessoas tenham disciplina e poupem dinheiro todo mês, não importa a quantia. Assim que o salário cair na conta, reserve o valor do fundo, pois esse investimento precisa ser colocado como uma parte das suas contas”Gabriela Chaves, economista e CEO da NoFront – Empoderamento Financeiro

Anúncios

Entenda sua realidade

“Sempre me questionam “como começar” e a minha resposta é exatamente a mesma para todas as pessoas: Entendendo a sua realidade! Não adianta ficar tentando seguir fórmulas dos gurus, se a sua realidade é outra. Uma boa maneira de fazer isso é compreendendo o quanto você “custa”. Minha dica é: em uma folha em branco dividida ao meio, separe de um lado todas as suas fontes de receita e do outro os seus custos mensais: fixos (aqueles que têm ainda que pare de trabalhar hoje – por exemplo a conta de luz) e variáveis (que não acontecem de maneira recorrente). Esse exercício é muito bom, porque nos dá uma dimensão real das nossas finanças. Com base no resultado, fica mais fácil entender o que está sobrando (ou até mesmo faltando) para quando separamos as nossas finanças em três: GASTOS ESSENCIAIS, dinheiro para LAZER e OUTROS e o para GUARDAR, fica muito mais fácil. Sim, cada vez mais precisamos entender que ter uma boa educação financeira não consiste em ter uma vida cheia de limitações e sim com consciência dos seus gastos.

Para montar a sua reserva financeira, você precisa levar em consideração um teto para cobrir as suas despesas pessoais e um período de tempo. Assim, mensalmente, você guarda dinheiro pensando na construção desse montante o mais rápido possível”. – Fernanda Ribeiro – Cofundadora da Conta Black

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: