Ontem (7) a vereadora mais votada da cidade de Uberlândia nas ultimas eleições municipais, Dandara Tonantzin (PT) registrou um boletim de ocorrência por racismo e injuria racial após comentários racistas feitos por uma seguidora do vereador Cristiano Caporezzo (Patriota) em uma publicação. Nas falas, a vereadora foi chamada de “encardido”, “analfabeta”, “macumbeira” entre outras ofensas, confira o vídeo onde a vereadora fala sobre o ocorrido:

A Polícia Militar (PM) fez uma representação na Polícia Civil, que procurou uma das suspeitas, mas ela não foi encontrada, ou seja, fugiu. A Policia Civil já abril inquérito e já está investigando o caso e emitiu nota sobre o fato, veja um trecho do mesmo:
“A PCMG apura a provável ocorrência dos crimes de injúria racial e racismo. A investigação tramita na 1ª Delegacia de Polícia Civil em Uberlândia. Outros detalhes serão repassados em momento oportuno”
Cultura Preta Entrevista: Dandara Tonantzin
Pedagoga formada na UFU, Dandara falou do racismo que sofreu em uma festa de formatura e de sua vida acadêmica e sua militância no movimento negro.
Assim como maioria ou todos os negros deste pais, não é a primeira vez que a vereadora sofre com o racismo, em 2017 ela já teve um caso de repercussão nacional onde em uma festa de formatura ela teve seu turbante arrancado por indivíduos brancos que se encontravam na festa. Ela seguiu com os tramites legais mas o caso foi arquivado.
