Para celebrar este marco histórico para a artes e cultura do Brasil, o Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo realiza 100 de Ruth de Souza: um sonho que se move no tempo – conjunto de atividades gratuitas que acontecem em comemoração ao centenário da atriz.

“O centenário da Ruth de Souza precisa ser celebrado nos quatro cantos do país. A sua vida e obra têm a ética, a coerência, e o discurso vinculado a sua prática como fundamentos de sua arte. São valores raros. Foram anos de dedicação à cultura brasileira, e o Festival, que já a homenageia de forma permanente, a partir deste mês e ao longo ano irá realizar algumas ações para comemorar os seus 100 anos”, contou Gabriel Cândido, que assina com Ellen de Paula a idealização do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo.
Além das ações do festival em celebração ao centenário, Gabriel e Ellen colaboraram, ainda, com o material especial que o Itaú Cultural sobe no dia 12 de maio em seu site www.itaucultural.org.br, para homenagear Ruth em sua data de nascimento. Eles deram depoimentos sobre a atriz, apresentam a carta entregue a ela em 2019, falando sobre a ideia do festival, e a primeira das 100 cartas que serão escritas para Ruth até a realização do próximo Dona Ruth, previsto para o segundo semestre deste ano.
Mesmo que tenha falecido em 2019, Ruth de Souza segue viva na memória e no coração da população brasileira através do legado da sua obra inscrita na história do país. Marcada por sua qualidade técnica em cena e pelo seu pioneirismo na luta pela dignidade da população negra a emblemática atriz coleciona atuações e personagens inesquecíveis que lhe renderam reconhecimento nacional e internacional.
Ruth de Souza foi a primeira atriz negra a pisar no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com o espetáculo “O Imperador Jones” (1945), realizado pelo grupo Teatro Experimental do Negro (TEN). Por sua atuação no filme “Sinhá Moça” (1953), tornou-se a primeira brasileira indicada como melhor atriz em uma premiação internacional, no Festival de Veneza de 1954. É a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela, em “A Cabana do Pai Thomás” (1969).
Desta forma, em mais de 70 anos de carreira, a “Dama Negra da Dramaturgia” se tornou uma artista exemplar, passando a ser considerada responsável pela abertura de caminhos para atrizes e atores negros até os dias atuais.
Dona Ruth : Festival de Teatro Negro de São Paulo
Idealizado por Ellen de Paula e Gabriel Cândido, o Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo teve a sua primeira edição em 2019 sediada no Sesc Interlagos. A edição trouxe mais de 20 atrações entre Espetáculos de Teatro, Leituras Encenadas, Leitura Dramática, Performances, Contação de Histórias, Intervenção Artística, Show, Giras de Conversa, Quilombo Artístico e Ato Femenagem.

Em 2020, o Festival ganhou uma edição online e cerca de 25 atividades integraram a programação gratuita com 10 trabalhos artísticos entre Espetáculos, Experimentos Cênicos, Performances e Show – totalizando 20 sessões – 3 Giras de Conversa e 1 Quilombo Artístico Pedagógico. Os espetáculos de teatro, experimentos cênicos, performance, show e as giras de conversa foram transmitidos ao vivo, pelo YouTube.
Durante o mês de maio, giras de conversa em ambiente online e intervenções artísticos visuais ocupam alguns espaços da capital paulista. Acompanhe a programação completa aqui.