Educação

Coletivo ENEGRECER promove inclusão e protagonismo de pretos na sociedade

A iniciativa incentiva debates e discussões sobre o espaço do negro na sociedade, acolhendo estudantes e promovendo eventos no decorrer do ano.

No dia 21 de março foi celebrado o Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial. Mais que uma data, é uma luta diária que vem sendo traçada por homens e mulheres pretas desde o início da sociedade. O Coletivo ENEGRECER, formado por alunos e ex-alunos pretos da Universidade São Judas Tadeu, integrante do Ecossistema Ânima Educação, tem como objetivo promover o protagonismo preto na sociedade, promovendo espaço para inclusão e diversidade através do olhar da comunidade preta.

Criado em 2016, o Coletivo se posiciona de forma política dentro da Universidade, acolhendo alunos negros, propondo debates, palestras e atividades, tendo sempre o ponto de vista dos estudantes como base da discussão, trazendo profissionais para trabalharem assuntos sobre diversidade e inclusão racial, nos diversos cenários atuais.

Anúncios

Quezia Pechini, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas, e uma das organizadoras do Coletivo, aponta a importância e desafios. “O ENEGRECER surge como um corpo político presente na universidade, responsável pela manutenção da identidade dos corpos negros que passam pelo ambiente acadêmico, promovendo encontros em busca de tornar essa caminhada potente e afetuosa. A data vem para lembrar que mudar o tom dessa caminhada ainda requer muita luta, quando a lei do passe ainda se faz presente, porque a violência só altera o nome. Como dizia Ana Maria Carolina de Jesus, quero um lugar onde pretos são felizes. Seguimos denunciando toda e qualquer discriminação para que os caminhos sejam abertos e seguros.”

Com as medidas preventivas estabelecidas pelo Governo Estadual de São Paulo, as atividades propostas pelo Coletivo acontecerão de forma online. Entre elas está o “Cine Debate”, que trará obras cinematográficas voltadas ou não a causas raciais para serem analisadas por estudantes e convidados, além de homenagens e projetos para datas pontuais.

Em comemoração especial ao dia das mulheres, este mês o ENEGRECER traz mulheres pretas para protagonizarem postagens em suas redes sociais, dentre essas mulheres estão cantoras, atrizes e atletas que devem e merecem ser conhecidas, apreciadas e respeitadas pelos seus trabalhos. Para conhecer um pouco mais sobre o coletivo, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: