A companhia Santa Corja, traz seu novo trabalho de repertório, mesmo em tempos de isolamento o monólogo “Dois Nós Na Noite”. O grupo que vem se descobrindo e se reinventando de várias formas, para continuar trabalhando sua mente criativa e mantendo contato com o público.

É o primeiro monólogo da atriz Tainá Neves, que também assume a própria direção do trabalho. O espetáculo propõe um passeio pelo universo das relações raciais brasileiras. A preocupação da
mulher em face da traição, o medo da morte iminente, a opressão estética sofrida por mulheres
negras em uma sociedade que incentiva o padrão de beleza eurocêntrico e os processos de consciência racial.
Para a atriz, debruçar sobre um texto de um escritor tão importante para a literatura e para movimento negro, lhe traz um enriquecimento enquanto artista preta em formação, gerando uma necessidade de compor contra-narrativas da história do negro no Brasil e desconstruir estereótipos presentes em montagens teatrais. Criando assim um espetáculo onde a escritura em que o negro é tema e sobretudo autor.

Durante os últimos anos, a artista vem se consolidando na cena teatral da cidade, e principalmente, fortalecendo o seu papel enquanto mulher preta e periférica, a fim de cada vez mais enraizar e fortalecer o movimento negro dentro da área artística al qual tornou seu ofício. E desde então, é integrante do projeto Entre Duas (In)Tensões, promovido pela companhia e espaço Sala de Giz com atores e bailarinos negros da cidade. Desde o segundo semestre de 2020, a atriz vem estudando por conta própria, sobre o teatro negro, e especificamente esse monólogo, da qual tomou a iniciativa de fazer apresentação desse texto.
O espetáculo acontece amanha (12) as 21 horas no canal do Santa Corja no Youtube.