O jovem Luiz Eduardo Bertoldo Santiago é atleta da categoria sub-11 do Uberlândia Academy e aparece chorando em um vídeo que circula na internet, ao relatar as ofensas sofridas durante o jogo que ocorreu no Estádio Serra de Caldas, na última terça-feira (16). Ele afirmou, aos prantos, que o técnico da equipe adversária se dirigiu a ele com palavras de cunho racista.
“Ele falava assim: fecha o preto, fecha o preto aí, ó. Aí eu guardei para falar no final, para os pais. Falou um tanto de vezes”, disse Luiz enquanto chorava ao lado de amigos.
O Uberlândia Academy informou em nota que foi feito registro de Boletim de Ocorrência e que espera uma atitude da organização do campeonato.
Os responsáveis pelo Caldas Cup, se manifestaram nas redes sociais dizendo que “repudiam qualquer atitude racista ou discriminatória ocorrida dentro ou fora do evento”. A Liga Desportiva da Região das Águas Thermais decidiu suspender provisoriamente Lázaro Caiana de Oliveira, membro da comissão técnica do Set Esportes, até que se esclareça definitivamente os fatos. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Antes da partida de hoje do Uberlandia Academy pela Caldas Cup, o atleta foi homenageado por companheiros de equipe e jogadores e membros da comissão técnica da equipe adversaria que se reuniram e fizeram o gesto do punho cerrado, símbolo da luta e resistência ao racismo.