O documentário brasileiro “Dentro da Minha Pele”, dirigido por Toni Venturi, com codireção e pesquisa de Val Gomes, está entre os dezoito selecionados do International Documentary Filmfestival Amsterdam (IDFA) na seção Frontlight. Com participação de artistas como Chico César e Luedji Luna e de intelectuais como Sueli Carneiro, Cida Bento e Jessé de Souza, entre outros, “Dentro da Minha Pele” conta as histórias de 9 pessoas, com diferentes tons de pele preta, que apresentam seu cotidiano na cidade de São Paulo e compartilham situações de racismo, dos mais velados aos explícitos, luta e superação. Usando da linguagem do documentário de observação acompanham os personagens nos seus ambientes de trabalho, dores e superações. Sob luz natural, os depoimentos intimistas nos colocam com delicadeza frente às experiências de racismo vividos na própria pele, trajetórias de resistências e reinvenções.
Usando da linguagem do documentário de observação acompanham os personagens nos seus ambientes de trabalho, dores e superações. Sob luz natural, os depoimentos intimistas nos colocam com delicadeza frente às experiências de racismo vividos na própria pele, trajetórias de resistências e reinvenções.
Um filme poético costurado com várias linhas narrativas – personagens, música e pensamentos de intelectuais negros – que desvelam o racismo impregnado na sociedade brasileira. O último país nas Américas a abolir o trabalho escravo.
“Um grande presente do documentário é a arte que entra como alívio depois de depoimentos tensos, muitos deles gatilhos para uma audiência negra mais sensível.” – Silvia Nascimento do site Mundo Negro

Voltando a premiação, a O2 Play, da O2 Filmes, é a agente internacional de vendas do documentário e também participará do evento neste ano, que ocorrerá entre os dias 16 de novembro e 6 de dezembro. O IDFA é o maior festival de documentários do mundo e um dos mais tradicionais do mercado cinematográfico. “Dentro da Minha Pele” já está disponível na Globoplay.