Conjunto No Terreiro, lançou na ultima sexta (26) seu segundo disco, intitulado, “No Tempo da Balança“. Este segundo lançamento marca um tributo às icônicas figuras da “Turma do Estácio”, cuja história está entrelaçada diretamente à construção das escolas de samba e do samba urbano brasileiro.

Capa do disco ”No Tempo da Balança” Foto: Divulgação

O disco “No Tempo da Balança” é resultado de um meticuloso trabalho de curadoria que trouxe luz à riqueza dos compositores que frequentavam o Largo do Estácio nas primeiras décadas do século 20. Através de narrações entre as faixas, o disco contextualiza movimentos, e importantes cenários sociais e geográficos para a criação do samba urbano, como, a capoeira, pernada, macumba e prostituição no centro do Rio de Janeiro. O objetivo principal do projeto é homenagear os mestres do Estácio de Sá, preservando as características musicais clássicas que o samba de terreiro exige.

Também conhecido como “Samba de Meio de Ano” ou “Samba de Quadra”, o Samba de Terreiro é uma das expressões mais genuínas do estilo, por se manter fiel ao formato das rodas de samba do início do século 20.  Com uma batucada cheia de cadência, um coro afinado e ótimos arranjos de cordas e metais, o álbum “No Tempo da Balança” conduz o ouvinte através de composições de grandes nomes do samba, como, Ismael Silva, Benedito Lacerda, Bide, Marçal, Noel Rosa, entre outros.

Anúncios

As 15 músicas são divididas em 6 faixas, o que proporciona ao ouvinte a sensação de estar em uma legítima roda de samba de terreiro, onde os sambas são cantados de maneira sequencial, sem intervalos entre si. O álbum está disponível em plataformas de streaming, incluindo Spotify, Apple Music, Deezer, YouTube, iTunes e Tidal.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Designed with WordPress