Espetáculo de funk e passinho realiza apresentação especial no Theatro Municipal de São Paulo

No dia 11 de junho de 2023 (domingo), a Clarin Cia. de Dança realiza uma apresentação especial do projeto “Passinho no Municipal”, no Theatro Municipal de São Paulo. Os ingressos têm valores entre R$ 5,00 a R$ 10,00 e podem ser adquiridos no site do teatro.

“Passinho no Municipal” é o projeto da Clarin Cia de Dança, que fará uma adaptação do premiado espetáculo “ou 9 ou 80”, eleito pelo Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes como Melhor Espetáculo de Dança presencial de 2021, reunindo no palco cerca de 80 artistas de periferias de São Paulo e Rio de Janeiro, que são mantenedores da cultura periférica do passinho, do funk e de outros segmentos artísticos.

Em um dia muito especial e marcante para a história da dança nacional, a Clarin Cia de Dança promove uma presença periférica inédita no Theatro Municipal de São Paulo, com a participação de artistas que serviram de inspiração para os trabalhos da companhia, como a Bruno Duarte (RJ), Dj Seduty (RJ), Fezinho Patatyy (SP), Grupo Corre (RJ), House of Zion, IDD – Imperadores da Dança (RJ), Os RLK de Sampa, Tropa do Passinho e Trupé Cia de Artes.

A adaptação do espetáculo “ou 9 ou 80” traz as dificuldades apresentadas na vida de muitos jovens periféricos, passando pelo preconceito, racismo, homofobia, gordofobia e desigualdade social, mostrando que mesmo com todas essas dificuldades, eles encontram nesses acontecimentos, lugares de inspiração e motivação para seguir na luta diária de viver, e viver da arte e da dança.

Ao abordar as 9 mortes em um baile funk em Paraisópolis – SP e os 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe – RJ, que resultaram na morte de um homem, além de tantos outros acontecimentos que não são apontados pela mídia, o espetáculo traça um paralelo entre São Paulo e Rio de Janeiro, e leva pela primeira vez ao palco do Theatro Municipal de São Paulo artistas emblemáticos do funk e passinho das periferias dessas duas cidades.

Um encontro inédito que exalta a potência da arte periférica através das letras do funk e dos corpos de dançarinos, buscando reverberar a dança urbana no coração de cada pessoa da plateia, exaltando que mesmo com todas as dificuldades, é sempre válido celebrar a beleza da vida”, comenta Kelson Barros, que assina a direção artística do espetáculo.

Além da versão estendida de “ou 9 ou 80”, o projeto “Passinho no Municipal” fará também a adaptação do novo espetáculo da Clarin Cia de Dança, “Fênix – onde nascem os sonhos”, que acontece com trilha sonora executada ao vivo por dez musicistas, que acompanharão o time de dançarinos das periferias do Rio de Janeiro e de São Paulo. Além de trechos de outras obras da companhia, como “Cebola – cascas de um todo” e “Dar de Cobre”, espetáculo também premiado pela APCA

A Clarin Cia. de Dança caracteriza-se pelo trabalho de investigação corporal no universo da dança popular, num viés contemporâneo, buscando uma reflexão do povo para o povo. A pesquisa que foi iniciada com a movimentação dos orixás das religiões de matriz africana, passou pela liberdade do “amor” um  tema universal e popular, pela contemporaneidade do Passinho e o ritmo do funk, e pela espiritualidade e ritualística envolvida na manifestação popular do Bumba-Meu-Boi maranhense.

Projeto contemplado pelo Edital de Chamamento Artístico do Complexo Theatro Municipal de São Paulo

Informações em: www.facebook.com/ClarinCiadeDanca e www.instagram.com/clarinciadedanca

Site: https://clarinciadedanca.com/ 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.