Novidades

Mês da Consciência Negra: Karol Conká, Carlinhos Brown, Tássia Reis e Jorge Aragão integram a programação

Espetáculos de diversas linguagens artísticas ascendem negritude e honram legado de artistas pretos que construíram cultura nacional; programação é gratuita.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia as comemorações ao Mês da Consciência Negra com uma série de eventos realizados ao longo de todo o mês de novembro, abarcando diversos campos da arte, em uma iniciativa para afirmar e fortalecer São Paulo como uma cidade antirracista. Para iniciar a ação, o Memorial da América Latina recebe a Abertura do MCN 22 no sábado (05) e domingo (06), com diversos artistas para evidenciar a potência do encontro de gerações entre aqueles que construíram caminhos permanentes na música nacional e os que honram o legado herdado e anseiam pelo futuro. O destaque é para os shows MC Dricka e Àttooxxá convida Karol Conká e Carlinhos Brown, sábado, e o bloco carnavalesco Ilê Aiyê e Jorge Aragão, domingo.

Anúncios

“O foco vem em novembro, mês de Zumbi, para impactar a reflexão da sociedade. Com esse guarda chuva de ações proposto pela Secretaria de Cultura e reforçar no imaginário das pessoas a importância da cultura negra que forma a nossa sociedade”, afirma a Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres.

São realizadas, ainda, atrações focadas na descentralização da cultura, ao levar para a periferia de São Paulo atividades culturais nos quatro finais de semana de novembro. Desta forma, são proporcionados diversos eventos ao longo do mês para estimular a democratização da cultura por meio da multi linguagem artística. O projeto MCN nas Praças, por exemplo, leva para cinco espaços públicos, em datas diferentes, uma programação especial que evidencia elementos da cultura preta: entre os destaques, show de Rael, na frente do Centro Cultural da Juventude (CCJ).

Acontece, também, o Projeto Releituras leva para os palcos do teatro do Centro Cultural Olido um show de releitura da discografia de grandes nomes da música brasileira, como Elza Soares, Djavan e Alcione, por personalidades da atualidade. Para atingir um maior número de pessoas, o espetáculo fica em cartaz em quatro datas diferentes: 10 e 17 de novembro e 01 e 08 de dezembro. A primeira sessão, na quinta-feira (10), conta com Tassia Reis performando Alcione, às 19h.

Junto a essa ação para o Mês da Consciência Negra, acontece a II Expo Internacional da Consciência Negra, pensada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais e realizada em parceria com as secretarias municipais de Cultura e de Turismo. O evento é realizado na Expo Center Norte, entre 18 e 20 de novembro, e traz uma vasta programação musical, além de exposições e palestras, para discutir a luta do movimento negro no Brasil pela abolição da escravatura e as raízes do racismo estrutural. Conta com personalidades e autoridades nacionais e internacionais para discutir temáticas negras, diversidade, igualdade racial, sociedade, cultura e economia e acontece a partir de três eixos: Cultura, Educação e Justiça.

Anúncios

Em outra grande parceria, a Virada da Consciência – Raiz da Resistência, com a Faculdade Zumbi dos Palmares, trata do fortalecimento da educação, evidenciando seu papel na luta antirracista. Mais informações em breve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: