A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia as comemorações ao Mês da Consciência Negra com uma série de eventos realizados ao longo de todo o mês de novembro, abarcando diversos campos da arte, em uma iniciativa para afirmar e fortalecer São Paulo como uma cidade antirracista. Para iniciar a ação, o Memorial da América Latina recebe a Abertura do MCN 22 no sábado (05) e domingo (06), com diversos artistas para evidenciar a potência do encontro de gerações entre aqueles que construíram caminhos permanentes na música nacional e os que honram o legado herdado e anseiam pelo futuro. O destaque é para os shows MC Dricka e Àttooxxá convida Karol Conká e Carlinhos Brown, sábado, e o bloco carnavalesco Ilê Aiyê e Jorge Aragão, domingo.
“O foco vem em novembro, mês de Zumbi, para impactar a reflexão da sociedade. Com esse guarda chuva de ações proposto pela Secretaria de Cultura e reforçar no imaginário das pessoas a importância da cultura negra que forma a nossa sociedade”, afirma a Secretária Municipal de Cultura, Aline Torres.
São realizadas, ainda, atrações focadas na descentralização da cultura, ao levar para a periferia de São Paulo atividades culturais nos quatro finais de semana de novembro. Desta forma, são proporcionados diversos eventos ao longo do mês para estimular a democratização da cultura por meio da multi linguagem artística. O projeto MCN nas Praças, por exemplo, leva para cinco espaços públicos, em datas diferentes, uma programação especial que evidencia elementos da cultura preta: entre os destaques, show de Rael, na frente do Centro Cultural da Juventude (CCJ).

Acontece, também, o Projeto Releituras leva para os palcos do teatro do Centro Cultural Olido um show de releitura da discografia de grandes nomes da música brasileira, como Elza Soares, Djavan e Alcione, por personalidades da atualidade. Para atingir um maior número de pessoas, o espetáculo fica em cartaz em quatro datas diferentes: 10 e 17 de novembro e 01 e 08 de dezembro. A primeira sessão, na quinta-feira (10), conta com Tassia Reis performando Alcione, às 19h.
Junto a essa ação para o Mês da Consciência Negra, acontece a II Expo Internacional da Consciência Negra, pensada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais e realizada em parceria com as secretarias municipais de Cultura e de Turismo. O evento é realizado na Expo Center Norte, entre 18 e 20 de novembro, e traz uma vasta programação musical, além de exposições e palestras, para discutir a luta do movimento negro no Brasil pela abolição da escravatura e as raízes do racismo estrutural. Conta com personalidades e autoridades nacionais e internacionais para discutir temáticas negras, diversidade, igualdade racial, sociedade, cultura e economia e acontece a partir de três eixos: Cultura, Educação e Justiça.
Em outra grande parceria, a Virada da Consciência – Raiz da Resistência, com a Faculdade Zumbi dos Palmares, trata do fortalecimento da educação, evidenciando seu papel na luta antirracista. Mais informações em breve.