A terceira edição do Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino acontece entre os dias 6 e 18 de outubro de 2022, com eventos simultâneos presenciais e online. Atrações musicais se intercalam com espetáculos de circo, dança, teatro infantil, contação de histórias, cinema e vivências relacionados ao universo feminino.

A programação presencial – de 6 a 10 de outubro – traz eventos gratuitos em equipamentos de cultura da Prefeitura de São Paulo (Teatro Paulo Eiró – Teatro e Praça, Centro de Culturas Negras – Mãe Sylvia de Oxalá e Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes) e no Cine Petra Belas Artes. Em Araçariguama (SP), as atividades ocorrem na Escola dos 7 Portões, com contribuição voluntária.
As atividades ONLINE se estendem até o dia 18/10, a partir do YouTube/FestivaldasMarias (com vídeos performance, espetáculos, série e videoaula – grátis) e no À La Carte – streaming de filmes e séries – do Cine Petra Belas Artes (mostra de cinema, com assinatura paga).
Abrindo o Festival das Marias, Alaíde Costa e Claudette Soares fazem show criado exclusivamente para o festival no Teatro Paulo Eiró, dia 06/10 (quinta, às 21h), onde também se apresenta Consuelo de Paula. O Teatro ainda recebe vários destaques da dança – Turmalinas Negras, Juliana Maia e Raies Dança Teatro – e espetáculos para crianças e para a família (teatro e circo) com Lívia Mattos, Trupe Koskowisckr, Circo de Ébanos, Ciclistas Bonequeiras, Cia Circo Rebote, Renata Pizzi e Las Fanfarronas.

As atrações do Centro de Cultura Negras são shows com DJ Bia Sankofa e Dani Nega e espetáculo circense com Painé Santamaria. No Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes ocorrem shows com Brisa Flow e Bebé Salvego, contação de histórias com Ana Person & Kombi Catarina, além de teatro infantil com a Caravana Tapioca. No Cine Petra Belas Artes acontece uma Feira Literária e o encerramento do Festival das Marias, dia 10/10 (segunda, às 20h), com exibição do filme: A Música Natureza de Léa Freire, de Lucas Weglinski, com presença de Léa Freire e das convidadas Erika Ribeiro, Joana Queiroz e Tatiana Parra.
Na programação ONLINE, a Mostra Ser Mulher (Petra Belas Artes – À La Carte / streaming), uma mostra de cinema com assinatura paga, sob curadoria de Juliana Brito, traz nove títulos: Deus É Mulher e Seu Nome É Petunia(MK), Caixa de Pandora (DE), Caramelo (LB/FR), Ninotchka (EUA), Um Belo Verão (FR), Verônica (BR), Vamos Lá, Francesas (FR), Troca de Rainhas (FR) e a série Miss Marple (UK, EUA, AU).
O YouTube/FestivaldasMarias (mostra online gratuita) apresenta oito títulos e uma videoaula: Solita no Eres (COL), Conceito, Metodologia e Criação em Dança Aérea (BR), Papisa (BR), Las Líneas (BR), Cartas para Além Mar (BR), Juliana, do Rancor (BR), Lágrimas Fritas(BR), Perseguida (BR) e Viver do Quê? – Memórias de uma vida de trabalho no Feminino(PT).
Atividades com contribuição voluntária acontecem em Araçariguama na Escola dos 7 Portões, dia 09/10 (domingo, a partir das 9h), na celebração de um ano da escola, com cursos humanizados de massagem sonora e meditação, e um ensaio musical com o grupo Mawaca.